quarta-feira, 27 de abril de 2011

As "coisas" e as nossas vidas



Recebi hoje três vídeos interessantes -“A História das Coisas” de Annie Leonard- acerca da exploração do capitalismo sobre todos os povos, que me foram enviados por uma prima.




Se quiserem podem assistí-los clicando em seus links. Mas o fato é que encontrei esta explicação do Prof. Marcos Francisco Martins do Mestrado em Educação do Centro UNISAL de Americana (SP), a respeito, que considero mais curta e vai direto ao assunto.

7 comentários:

Simey Lopes disse...

sobre o video "a historia das coisas" acabei de postar ele um pouco antes de ler sbBeu post, recebi e tem tudo haver com o que estou estudando alem de ser super atual e super interessante. Amei o video tambem, quanto aos outros ainda não tinha visto e achei muito interessante tambem.

Jonga Olivieri disse...

Que bom que lhe foi útil a postagem por tê-la ajudado nos seus estudos.
A análise do professor Marcos Francisco Martins é mesmo interessante...

Jonga Olivieri disse...

Que coincidência, Simey. Agora que fui no seu blogue, constatei que publicaste mesmo o #1 de "A História das Coisas"... hehehe!
É bastante didática a forma que Annie Leonard nos conta um pouco de tudo. E das "coisas"!

André Setaro disse...

Annie Leonard é bastante elucidativo nos vídeos recomendados. Mas, nesse mesmo assunto, gostaria de recomendar 'Capitalism: a love story', de Michael Moore, que o Professor Jorge Moreira, há algum tempo, teve a gentileza de me mandar uma análise perfuratriz para a publicação no meu blog (http://setarosblog.blogspot.com).

O DVD pode ser encontrado nas melhores locadoras da cidade. Moore não tem, decididamente, 'papas' na língua. Crítico do 'american way of life', e das mazelas do capitalismo, atacou o sistema de saúde vigente antes da reforma de Obama (que não se sabe se vai dar certo) em filme cujo título não me lembro, a venda de armas indiscriminadas em 'Tiros em Columbine', a farsa trágica da personalidade bushniana em 'Farenheit 451'.

Jonga Olivieri disse...

Sem dúvida que a obra de Michael Moore é bem mais abranjente e completa --eu até diria complexa-- do que a da Annie Leonard, apenas um exercício do assunto, mas a achei extremamente didática e objetiva, pois que seus três filmetes não passam de curtinhas.

Jonga Olivieri disse...

Meu amigo Antônio me enviou um e-mail elogiando o vídeo do Prof. Marcos Francisco Martins, resumindo-o "bastante conclusivo, já que os 'filmetes' deixam algumas lacunas na sua análise",

É isso aí, Antônio. Tanto concordo com você que publiquei o comentário do Professor nesta postagem.

Jonga Olivieri disse...

Um outro amigo me enviou um e-mail dizendo apenas que desde ontem manda comentários para este blogue e não os vê comentados aqui.
Como apenas queixou-se não deixando nenhum comentário a propósito da postagem, quero apenas dizer-lhe oficialmente que não havia nenhum comentário no/a Blogger. Donde concluí que realmente não chegou nenhum, nem dele nem de ninguém.
Meu e-mail é: olivieri.joao71@gmail.com Fica mais fácil a quem queira se comunicar comigo ou comentar postagens aqui e não consiga.
Sei porque está acontecendo no meu outro blogue "Casos" da propaganda.