sexta-feira, 29 de abril de 2011

A voz de uma luta por posições... E resultados


Avaaz, que significa "voz" em várias línguas, foi lançada em 2007 com uma simples missão: mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo em que a maioria delas quer viver.
Mas a Avaaz (1) está a todo vapor. A escala das suas atividades, o seu crescimento e as suas vitórias são marcantes. Leia alguns dos últimos destaques. E o melhor é que resultados estão sendo alcançados. Os textos abaixo foram extraídos do site em português e apenas revisados por mim.

Proteja o Brasil de Bolsonaro
As idéias racistas e homofóbicas do Deputado Jair Bolsonaro não são uma questão de opinião pessoal, elas são perigosas.
250 pessoas foram assassinadas no Brasil ano passado por serem gays. Enquanto já existem leis para proteger outras formas de discriminação, pessoas GLBT não tem nenhuma proteção legal.
Vamos erguer nossas vozes mais alto que o Bolsonaro e mostrar que os brasileiros apoiam a lei anti-homofobia que irá ampliar as proteções contra a violência e discriminação para todos os brasileiros! Assine a petição agora, ela será entregue em Brasilia em uma grande manifestação pela lei anti-homofobia

Tortura, Guantánamo e os EUA
Inspirados pelo apoio e o incentivo continuo por campanhas para acabar com a tortura e com uma maioria clara de norte-americanos concordando, a Avaaz lançou uma campanha de anúncios nos metrôs de Washington DC. Os anúncios foram pagos por milhares de doações de membros da Avaaz do mundo todo. Eles serviram como um lembrete aos congressistas dos Estados Unidos de que a tortura é ilegal, antiética, assim como desculpa para o recrutamento para as redes de Osama Bin Laden e da Al Qaeda.
A nossa mensagem audaciosa foi coberta pela mídia internacional incluíndo o Washington Post e o Der Spiegel, ressonando também na capital dos Estados Unidos, levando nosso chamado pelo fim do presídio de Guantánamo.

Furando o apagão das comunicações no Oriente Médio
Financiado por quase 30.000 membros da Avaaz, uma equipe está trabalhando diretamente com lideranças dos movimentos pró-democracia na Síria, Iêmen, Líbia e em outros países para distribuir telefones de alto tecnologia e modens de Internet via satélite, conectando-os com as maiores redes de notícias do mundo e ajudando na comunicação. Nós vimos o poder deste trabalho -- ciclos midiáticos globais são gerados por imagens e entrevistas de ativistas locais criadas e distribuídas com a ajuda da nossa equipe. A coragem dos ativistas que estamos apoiando é incrível -- uma mensagem de skype de um deles diz "... as forças de segurança estão vasculhando a minha casa, a bateria do meu notebook está acabando, se eu não estiver online amanhã estou morto ou preso". Ele está bem e as vozes destes corajosos ativistas estão circulando o globo.

Projeto de Lei de Censura do Berlusconi foi Derrubado
O Primeiro Ministro da Itália, Silvio Berlusconi, lidando com controvérsia política e acusações de estupro estatutário perto das eleições, tentou aprovar uma lei de censura no Parlamento que iria silenciar os seus críticos em programas de televisão independentes. Porém os membros italianos da Avaaz reagiram -- gerando uma petição de 70.000 nomes e milhares de telefonemas para o Parlamento em um momento crucial que ajudou a virar a votação a lei foi bloqueada, em uma vitória dos membros da Avaaz pelo futuro da democracia e liberdade de expressão na Itália.

Solidariedade Global pelo Egito
Nos momentos mais sombrios da luta pela expulsão do Mubarak, os egípcios disseram ao mundo que precisavam de solidariedade -- e os membros da Avaaz responderam. 600.000 abaixo assinados à mensagem de apoio levado direto para a Praça Tahrir pela rede Al Jazeera - ajudando a apoiar um movimento abastecido de esperança nos seus momentos mais difíceis e incertos. Solidariedade Global pelo Egito.

1. Acesse a Avaaz clicando aqui: http://www.avaaz.org/po/  

4 comentários:

Anônimo disse...

É somente uma tentativa de enviar uma mensagem, mas se sair, acompanho o "Avaaz" já a algum tempo. E gosto muito porque sempre me mandam notas.
L.P.

Jonga Olivieri disse...

Que bom, amigooo, ter recebido esta mensagem. Vamos ver se o problema vai se acabar.

Quanto ao "Avaaz" eu também tenho recebido notícias periodicamente. Por isso mesmo tenho lido bastante sobre eles.

Joelma disse...

Gostei do site. Vou procurar me associar a eles.

Jonga Olivieri disse...

O bom é que você passa a receber mat´rias com frequência sobre assuntos internacionais e nacionais. vale a pena por ser uma fonte...
Às vezes até discordo de algumas, mas, afinal, são vozes que veem de forma realmente livre na procura por uma democracia de fato.
O sistema criou a internet para beneficiá-los (começou com as forças armadas). Mas com o tempo a arma está se voltando contra eles.