sexta-feira, 8 de abril de 2011

Globo x Brizola

Abaixo, reproduzo postagem feita no antigo “Pensatas”. Para assistir ao vídeo, clique (1) no link abaixo:


A propósito do choque entre a Rede Globo de Televisão e o ex-governador Leonel Brizola, que postei neste blog no último domingo, dia 11 (Pensatas de domingo II). Nele, referia-me também ao fato de que o governo dos Estados Unidos, por intermédio da CIA (Central Inteligence Agency) dera toda força à fundação do Partido dos Trabalhadores, o PT, em função de enfraquecer o maior perigo aos seus interesses: Leonel de Moura Brizola.
A Rede Globo esperou o momento certo para entrar na briga. Mas, quando entrou, entrou para valer, cumprido o seu papel e os seus compromissos para com Washington. Como um grande veículo da mídia, formador de opinião, destruiu e desconstruiu a imagem do inimigo comum, levando-o a uma posição, no final apenas defensiva e acuada diante do seu poderio.
Uma prova desta contenda, são alguns trechos do “Direito de Resposta" exercido pelo político em 15 de março de 1994 contra a Rede Globo (cumprindo determinações do Juiz de Direito de uma Vara Criminal da Cidade do Rio de Janeiro). O texto foi lido no "Jornal Nacional" por Cid Moreira, onde o governador e líder trabalhista acusava:
... "Todo mundo sabe que só posso ocupar espaço na Globo quando amparado pela Justiça"...
... “Não reconheço à Globo autoridade em matéria de liberdade de imprensa, e basta para isso olhar a sua cordial convivência com os regimes autoritários, particularmente com a ditadura que durante vinte anos governou este país”...
... “Fui achincalhado, apontado como demente senil. Tenho 70 anos, 16 a menos que meu difamador Roberto Marinho. Se é essa a idéia que ele tem das pessoas de cabelos brancos, que tome para si o conceito"...
... Tudo na Globo é tendencioso e manipulado" ... A emissora “ataca e tenta desmoralizar os homens públicos que não se vergam diante do seu poder"...
... “Se tivesse as pretenções eleitoreiras de que tentam me acusar, não estaria lutando com um gigante como a Rede Globo. Faço isto porque não cheguei aos 70 anos para me acomodar”...
... “Que o povo brasileiro faça o seu julgamento, e, separe em sua consciência aqueles que são dignos e honrados, daqueles que foram sempre servis, gananciosos e interesseiros”. Disse, finalizando.
----------------
(1) Por questões técnicas não pude inserir o vídeo diretamente nesta postagem.

6 comentários:

Mário disse...

Ué, o que houve? Normalmente você coloca o vídeo direto na tela.
Mas tudo bem. consegui abrir e achei "maravilha" o fato do próprio locutor-mór da Globo ter que ler o texto-defesa do Brizola.
Aí q ue a gente vê o quanto o Roberto Marinho perseguiu ele.

Jonga Olivieri disse...

Acho que por ser mais antigo, este só habilitava para o 'orkut' ou o 'facebook'. Não encontrei o 'share' (compartilhar) para o 'blogger' como tem nos outros.

Quanto ao Cid Moreira lendo a resposta do Brizola foi mesmo "PHODA"... hehehe!

Julia Lencastre disse...

Sou "Brizolista", sempre tenho acompanhado este blog, apesar de discordar de você às vezes, principalmente quando ataa os religiosos, pois acho que cada um pode ter a sua fé.
Mas neste sentido concordo com você. O Brizola se estrepou mesmo quando se opôs cara a cara, frente a frente com o Roberto Marinho e a Rede Globo.
Pegaram pesado com ele viu?
E conseguiram denegrir a imagem dela a tal ponto que ficou completmente esvaziado.

Jonga Olivieri disse...

O canalha do Roberto Marinho “desconstruiu” a imagem do Brizola.
E, se não sou Brizolista, acho no entanto que ele se constituiu na oposição mais séria aos estadunidenses e ao capitalismo internacional. Justamente pelo seu grande defeito: o "nacionalismo".
E por que defeito? Porque já não há espaço para burguesias se erguerem sem apoio das multinacionais.
Em sua evolução o próprio capital foi conduzido ao internacionalismo... Contradição? A história é feita disso. A luta de classes é um processo altamente dialético e omprevisível em seus caminhos!

Joelma disse...

Conseguiram acabar com o Brizola. Também o poder da Globo derruba qualquer governo, como disse o Walter Clark aos militares em Brasília.
O que derrubou ele como diretor da Globo.

Jonga Olivieri disse...

Sim o Walter Clark 'sifu' naquela festinha em Brasília...