sexta-feira, 26 de outubro de 2018

PT pressiona Ciro Gomes por apoio público a Haddad

A dois dias do segundo turno das eleições, o candidato pelo PT, Fernando Haddad, ainda tem esperança de mudar o jogo político. Ainda atrás de Jair Bolsonaro (PSL) na pesquisa Datafolha que saiu ontem, o petista intensifica campanha ao lado de aliados para tentar ganhar mais espaço na disputa. Um dos últimos atos do ex-ministro é para conseguir a declaração pública do voto de Ciro Gomes (PDT) que, ao perder no primeiro turno, anunciou “apoio crítico” ao presidenciável.

Uma questão delicada, pois o PT, notadamente o Sr. da Silva (o popular Lula) fez de tudo para prejudicar o PDT e Ciro quando a possíveis e reais alianças no 1º turno. Claro, porque ele era uma ameaça às ambições do próprio “padrinho” do partido. Mas o resumo da ópera é que hoje, Ciro Gomes seria um adversário muito mais consistente contra o “Coiso” do que o sofrível Haddad... o que se há de fazer, visto que mais uma vez o PT e Lula prejudicam uma vitória da esquerda de fato numa eleição (1).

O pedetista voltou da Europa, onde ficou três semanas em férias depois de 7 de outubro, quando acabou em terceiro lugar na primeira parte da disputa, com 13 milhões de votos, e será recepcionado em ato preparado pela militância e por simpatizantes na capital do Ceará. No evento, caciques petistas tudo farão para que Ciro anuncie o voto em Haddad, com a expectativa de que, assim, a rejeição à sigla, envolvida em escândalos de corrupção, diminua. Contudo, a assessoria de imprensa do candidato disse não saber se ele fará algum pronunciamento.

Entre os organizadores da suposta reunião está o irmão de Ciro, o senador Cid Gomes, recém-eleito para o cargo pelo Ceará. O parlamentar disse que o objetivo do ato é dar apoio moral ao pedetista, e incentivá-lo a tentar novamente a Presidência em 2022. Ciro não participou de nenhum evento pró-Haddad, enquanto Cid fez declarações polêmicas sobre o PT. Em um encontro da militância petista em Brasília, ele cobrou que o partido fizesse um pedido de desculpas por todos os erros já cometidos na política e afirmava que, sem o mea-culpa, não conseguiria vencer Bolsonaro. Ao ser vaiado, disparou: “O Lula está preso... babaca!”

Ontem, antes de embarcar para o Recife, em entrevista coletiva em São Paulo, o candidato do PT disse que ligou para o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, para reforçar o pedido do apoio de Ciro Gomes e da legenda para este domingo (28/10). “Todas as tentativas que eu podia fazer, eu fiz, e todas que eu posso fazer, farei. Eu tenho a maior admiração pela trajetória do PDT desde a sua fundação. Tenho uma relação de amizade com o presidente (do PDT) Carlos Lupi e com os irmãos Ferreira Gomes, tanto o Cid quanto o Ciro”, disse.

Haddad disse ainda como foi a “conversa informal” que teve com Lupi: “Eu liguei para dizer o que, talvez, ele não esteja acompanhando. Avisei para ele: ‘Está virando, Lupi, tem uma onda legal acontecendo no país’. Comuniquei, é a minha obrigação. Se eu pretendo presidir o país, tenho de ter esse tipo de comunicação fácil com as pessoas”, acrescentou.

O líder do PT na Câmara, o deputado Paulo Pimenta, disse que conta com o voto de Ciro em Haddad e, confiante, afirmou que espera a presença dele nos atos de hoje em prol do ex-ministro. “Ele (Ciro) já anunciou o apoio crítico, mas tenho convicção de que ele vai falar sobre o voto em Haddad. Vai gravar quem é seu candidato e ir às ruas conosco”, disse. “Estamos confiantes de que ele ajudará a contornar a situação. Estamos empenhados, no Brasil inteiro, para conseguir a virada”, completou o deputado Carlos Zarattini (PT). Aguardemos, pois!

1. Foi na eleição de 1989, quando o Sr. da Silva foi para o 2º turno após articulações diversas; ao invés de Brizola, aquele que teria tido condições reais de derrotar o famigerado Fernando Collor. Afinal, ele, Lula em sua boçalidade e inexperiência política deixou-se envolver por uma reles “pegadinha” do adversário em debate na TV Globo, coisa que o derrubou e o levou à derrota.

Fonte: Correio Braziliense


Nenhum comentário: