quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Você já viu estes filmes?

Olha a pinta do cara! Até parece que a história se repete, não é mesmo? Um pouco mais de 20 anos depois nos deparamos com um segundo Collor... O fato é que a direita brasileira mais uma vez apela para os mesmos estereótipos. Uma imagem jovem, aparentemente inovadora, um tanto quanto “americanizada”, caramba! Será que não veem que vai dar em merda novamente?

Só que desta vez a coisa pode feder muito mais. O sujeitinho, para alem de Fernando Collor, tem a ver mesmo é com Adolf Hitler. O capitão Jair Bolsonaro é o resíduo do militarismo que faz parte de uma história repleta se sangue e pensamentos totalitários. Sim, porque a chamada “democracia” neste país, parece ter existido em poucos momentos de delírio.

Estamos a três dias das eleições e ele cresce de forma assustadora nos “ibopes” da vida, enquanto os candidatos de esquerda decrescem nas mesmas pesquisas. E o feitiço se volta contra o feiticeiro quando vemos que toda a articulação do PT para isolar Ciro Gomes esbarrou no chamado “anti-petismo” que se reflete nos índices de rejeição a Haddad. Que fazer? O sectarismo não permite aos petistas reconhecer os seus erros, que são muitos. A começar pelo fato de não serem tão esquerda quanto querem que pensem ser.

Agora só me resta perguntar: você já viu este filme? Ou melhor, estes filmes, porque o primeiro deles aconteceu nos anos 1930 na Alemanha e poucos de nós o testemunhou. Vade retro!


Nenhum comentário: