domingo, 9 de setembro de 2018

Pensatas de Domingo. O incêndio do Reichstag e o atentado a Bolsonaro


Vejo muitas semelhanças entre este atentado e o motivo condutor para o golpe nazista que fechou o Parlamento alemão em 1933 (1), após um incêndio em que culparam Marinus Van der Lubbe, um comunista meio “amalucado”, mas na verdade provocado por militantes nazistas com reais intenções de culpar os comunistas.
    
No caso do atentado ao candidato da extrema direita aqui no Brasil, coincidentemente seu autor, Adélio Bispo de Oliveira foi ligado ao PSOL em passado recente e tambem não regula bem da cabeça (2). Pura coincidência? Creio que muitos fatores levam a crer que o candidato pôde se aproveitar em grande escala do acontecimento.
    
Como por exemplo, no tocante ao tempo de divulgação na mídia que expandiu-se de forma gigantesca, já que possuía poucos segundos no horário eleitoral gratuito da TV e do rádio, o que inclusive tem motivado queixas de seus opositores. Teoria da conspiração? Até pode ser, mas de qualquer maneira os fatos ajudam à formação de acontecimentos favoráveis ao candidato. 
   
A foto acima em que Jair Bolsonaro, sentado no quarto do hospital simula empunhar duas pistolas mostra o teor violento, doentio e fascista de sua personalidade agressiva.

1. O incêndio foi utilizado pelos nazistas como prova de que os comunistas estavam começando uma "conspiração" contra o governo alemão. Van der Lubbe e quatro líderes comunistas seriam presos posteriormente. Adolf Hitler, que foi empossado como chanceler da Alemanha quatro semanas antes, incitou o Presidente Hindenburg a passar um decreto de emergência que lhe proporcionou consolidar um golpe de estado.

2. Adélio tem publicado em redes sociais teorias confusas e complicadas sobre a participação da Maçonaria na história do Brasil e costumava misturar tons de teorias da conspiração, como a dos Illuminati, para justificar as posições tomada pelos seus opositores: "Quando a maçonaria chega ao poder, já se pode esperar certas merdas para um povo." Sobre uma mudança do local onde seria a prefeitura de sua cidade, ele afirmou: "Mas o por que o anúncio dentro de uma loja maçonica???? isso é negocio?? política??, ou religião???? ".


Nenhum comentário: