quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Um participante “udigrudi” (1)


Robert Crumb nasceu em 1943 numa família religiosa, seu pai ex-marinheiro tocava hinos militares, e não sabia porque Robert e o irmão, em vez de brincar, desenhavam quadrinhos tendo o gato da casa como personagem.
Os trabalhos de Crumb foram bastante apreciados na cena hippie, tendo deixado marcado naqueles anos 1960 a tira Keep on Truckin e os personagens Mr. Natural (que pode ser lido como uma sátira de um guru numa época em que eram moda “guias espirituais”) e Fritz the Cat, um gato boa vida que usava muitas drogas e tinha uma vida sexual bastante lasciva.
Na década de 1970, começou a colaborar com o roteirista e arquivista Harvey Pekar, um homem da classe média baixa que narrou suas visões de mundo, mostrando o cotidiano tedioso da pequena burguesia estadunidense, sem preocupações. Muitas vezes os percalços desta parceria foi retratada nos próprios quadrinhos feitos em parceria pela dupla da obra underground.
Produziu frequentemente HQs autobiográficas com sua esposa, Aline Kominsky-Crumb, desenhadas a quatro mãos e publicadas na revista The New Yorker. Tais obras estão sendo republicadas no Brasil pela revista Piauí. Passou a adaptar obras literárias de autores como Kafka e Bukowski. Em 2009 lançou a adaptação quadrinhistíca do Gênesis, o livro da Bíblia.
Em 2007, figurou no 20º lugar da lista de 100 gênios vivos, compilada pela empresa de consultoria Global Synectics.
Como o seu trabalho é muito vasto, estaremos (conforme anunciado anteriormente) publicando alguns deles em Novas Pensatas. Achamos que assim estaremos enriquecendo o nosso acervo.

1. “udgrudi” é uma forma aportuguesada de "underground”

Nenhum comentário: