sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Afinal, para onde vão mandar o Ministério do Trabalho?




Anteontem (7/11), Bolsonero (1) afirmou que o Ministério do Trabalho será extinto. "Vai ser incorporado a algum ministério", garantiu, sem entrar em detalhes. A pressão contra a medida já teve início entre lideranças sindicais, motivou passeatas de protesto e ganhou apoio até do próprio ministério. Uma nota da pasta divulgada na 3ª feira (6/11) sustenta que "o futuro do trabalho e suas múltiplas e complexas relações precisam de um ambiente institucional adequado para a compatibilização produtiva." Lembra que o ministério completará 88 anos de existência em 26 de novembro e garante ser "seguramente capaz de coordenar as forças produtivas".

O “Coiso” já mostrou ter maior sensibilidade em relação à pauta dos empresários, e seu futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, reforça o discurso ao afirmar que "se dependesse das centrais sindicais brasileiras, o deputado Bolsonunca, nunca seria presidente". A declaração de Lorenzoni dá alguma segurança para se crer no fim da pasta. A equipe de transição do presidente eleito não se deixa influenciar por qualquer pressão, mas costuma se curvar com maior naturalidade aos clamores de quem apoiou a candidatura vitoriosa. 

Ao juiz Sérgio Moro, Bolsoninguém prometeu um "superministério" que contemplasse também a Controladoria-Geral da União, responsável por combater a corrupção na administração pública, mas também detectar falhas nas políticas adotadas. Após servidores da pasta defenderem a independência funcional do órgão, Bolsonapo sugeriu que a CGU pode ter seu status de ministério mantido.

Não há nada de errado em recuar quando se antecipam consequências negativas de uma decisão do Executivo. Pelo contrário, é até sadio e mostra algum nível de interlocução. O problema é não saber se as pressões contrárias sempre terão sucesso, como no caso das críticas ao fim do Ministério do Trabalho. Bolsonalha mostrou disposição para recuar quando o agronegócio ou outro setor aliado chiou, mas não deve ter a mesma sensibilidade quando as críticas partirem de seus adversários. Mais importante que o presidente eleito recuar em uma ou outra proposta, é saber até onde vai sua disposição de ouvir críticas e revisar seus planos. Por enquanto, contamos apenas com sua palavra e a de sua equipe. Até sua posse, ela garantirá muito mais dúvidas que certezas.

Agora, quanto a acabar com o Ministério do Trabalho e colocá-lo acoplado a “algum” ministério “qualquer” como um réles apêndice!? Mas é claro que ficam mais do que evidentes as reais intenções desta ação criminosa contra a classe trabalhadora. Ou simplesmente é a prova de que a Luta de Classes existe!

1. Bolsonero, como sugere o nome, ateou fogo em Roma, subiu no telhado do palácio e de lá ficou a contemplar o incêndio tocando sua harpinha... o daqui diz que vai queimar o Ministério do Trabalho (rs). Terá harpa para tocar?



Nenhum comentário: