domingo, 11 de novembro de 2018

Pensatas de Domingo. Uma pausa para recordações

Pensei ontem o quanto tem sido pesado o fato desta eleição de 2018 ter tido um final tão difícil de engolir. Tá bem, temos que admitir que houve um resultado, e que, pelas regras do jogo nos cabe respeitá-lo. Mas, convenhamos, será que o candidato vitorioso vai respeitar as regras do jogo dele? Hmmm! Vamos aguardar e nos falamos daqui a alguns meses. Enquanto isso, que tal tratarmos de outras coisas?! Segue aqui o “Caso do Barão”, postado por mim em meu blogue “Casos da Propaganda”, em 24 de agosto de 2006. Bom proveito e um excelente domingo.

Restaurante do Minas Tênis Clube, onde aconteciam reuniões festivas do CCMG

Minas Gerais me abrigou por três anos (1). Foram anos em que fiz grandes amigos, sem dúvida. Amigos como o Luis Márcio Viana, o Sérgio Torres, o Roberto (Boca) Quintas, o Tonico Mercador, a Lúcia Lobo, o Newton Silva, o Juninho e a Claudinha (RTV’s da Livre), o Cid e tantos, mas tantos outros. Até hoje, quando volto por aquelas montanhas encantadas, tenho que reunir a moçada toda num almoço festivo, geralmente no Minas I, ou no Dona Lucinha (putz, a comida do Dona Lucinha!) para poder matar a saudade de todos eles ao mesmo tempo. Senão, não dá tempo.


Mas tem um redator que eu conhecí nas Gerais, uma figura inesquecível, marcante mesmo, que é o Jackson Drummond Zuim. O Zuim (2), como é conhecido.


Zuim tem uma característica ímpar. É extremamente sincero. Claro, além de ser um dos melhores redatores que eu conheci, e de ser, como todo bom mineiro um senhor papo e um puta levantador de copos. Além disso, tem a particularidede de chamar todo mundo de barão. Você está num papo com ele, e ele vira pra você e diz: "ô barão, o negócio é o seguinte..." e vai por aí a fora.


Quando fui eleito presidente do Clube de Criação de Minas, dividi a presidência com o Zuim. Criamos a "Zorra da Criação", que eram encontros nas agências, bancados pelas agências. Detalhe: toda agência mineira que se preze tem que ter uma boa cozinha, algumas com fogão de lenha, outras com churrasqueira ou coisa similar, e muito, muito chopp.


As reuniões semanais da diretoria do Clube eram feitas nos bares da vida. Muitas vezes chegava em casa já amanhecendo. Por isso eram quase sempre feitas às sextas.


Mas tem uma conta em Minas que é dose. Chama-se Credireal. Porque é dose? Olha, é aquele banco estatal com cara de Ministério da Transilvânia. Tem até sua "momenklatura" interna. Formalidade, cerimônia. Paúra mesmo. Quando você anda nos corredores você sente o peso da atmosfera reinante. Dá arrepios. A diretoria tem uma idade limite: não aceita membros com menos de 80 anos. E eu sei disso porque atendi a conta. Quando era diretor de criação na ASA tive que apresentar uma campanha lá. O negócio foi todo ensaiado na agência. Quem falava e quando. Mesmo assim eu tremia.


Agora, tem um caso do Zuim que realmente deve passar pra história da propaganda. Não só da mineira, em que ela já está devidamente registrada, mas de toda a nossa propaganda. Vale ressaltar aqui que este caso eu não presenciei, até porque ele aconteceu antes da minha chegada em Minas. Mas é fato corrente. Conversa nos bares.


Conta a lenda que Zuim foi certa vez apresentar junto com a equipe da agência em que trabalhava na época uma campanha no Credireal. Ali, na mesa de reunião (daquelas longas que chegam a ter linha do horizonte) estava reunido todo o staff da agência e a dita "momenklatura" do politbureau do banco. E, conversa vai, conversa vem, lá pras tantas o presidente do banco pede a palavra. Todos se viram para ele, e o ancião começa a tecer comentários sobre a campanha. E começa a cair de pau, coisa que era aliás sempre comum por ali. E o Zuim, autor da idéia, quietinho no seu canto, caladinho, se mordendo. De repente, surge aquela cabeça que se projeta para a frente, levanta o dedo como que pedindo um aparte na sala de aula de um ginásio inglês. O presidente se cala. As atenções voltam-se para o Zuim, e ele pausadamente com sua voz de Baixo diz: "ô barão... isso aí não é bem o que você está pensando não, tá!".


Dá para imaginar o reboliço que foi. Bom. Quem conheceu o Credireal sabe. E, sem dúvida, foi uma atitude ousada e memorável dessa personalidade histórica que é o Jackson Drummond Zuim. O "barão".



1.  Trabalhei em Minas nos períodos de 1985 a 1988 e 1999 a 2000. Este caso aconteceu no primeiro

2. O Zuim infelizmente faleceu alguns anos atrás, mas como escrevi esta matéria em 2006 ele ainda vivia.



Nenhum comentário: