terça-feira, 20 de novembro de 2018

The whole world protested, protest and will continue protesting for Marielle (1)


A morte da vereadora carioca Marielle Franco, motivou, motiva e continuará motivando protestos e vigílias em sua homenagem em várias cidades do mundo, enquanto seus assassinos continuarem impunes. A quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro foi assassinada na noite de 14 de março deste ano após participar do evento Jovens Negras Movendo Estruturas, organizado por ela na Casa das Pretas, no bairro da Lapa. Vejam exemplos:

Uruguai
Em Montevidéu, dois grupos ligados à comunidade negra no Uruguai — o Afrogama Candombe e Colectivos Afroculturales del Uruguay — convocaram um ato na Praça Libertad. Na página do evento no Facebook, os organizadores registraram que Marielle fazia "fortes denúncias contra a violência policial nas favelas". Eles encerraram com "infinita tristeza e impotência".

Inglaterra
Em Londres, mulheres marcaram uma grande foto ao pôr do Sol na Westminster Bridge em homenagem a Marielle. A ideia central foi de que as participantes segurassem cartazes formando o nome da vereadora.

Argentina
Em Buenos Aires, na Argentina, as Mães da Praça da Maio dedicaram a sua tradicional ronda de quinta-feira à memória de Marielle Franco.
Também houve uma Vigília marcada para acontecer a partir das 18h no Obelisco da Praça da República, o mais tradicional ponto de manifestações públicas da capital argentina. 

Portugal
Em Portugal, foram realizados três eventos. Em Lisboa, mulheres fizeram uma passeata que teve como ponto de encontro a Praça Luis de Camões.
Já no Porto, foi convocado um ato público em frente ao Consulado Brasileiro. "Hoje, o Brasil sai à rua para transformar o luto por Marielle em luta e nos juntamos à sua voz", dizia a organização do evento em página no Facebook.
Em Coimbra, a Associação de Professores e Estudantes Brasileiros marcou uma homenagem seguida de roda de conversa sobre a questão da violência contra negros e negras. A reunião aconteceu na Casa da Lusofonia.

Chile
Diversos grupos e partidos políticos chilenos organizaram uma vigília em frente à Embaixada Brasileira em Santiago. Na convocação, os organizadores registraram uma das últimas publicações de Marielle nas redes sociais: "Quantos mortes mais serão necessárias para que esta guerra acabe?".

Estados Unidos
A comunidade brasileira que mora em Nova York fez um protesto no dia 16 de março, no parque Union Square. A vigília foi convocada para "homenagear Marielle, seguindo a luta à qual ela dedicou sua vida".
Em Washington, uma vigília foi marcada também para o mesmo dia. Os participantes se reuniram na Lafayette Square, próxima à Casa Branca.

Colômbia
Um ato em memória de Marielle Franco também foi convocado por movimentos sociais colombianos para a noite de sexta-feira, em frente à Embaixada do Brasil em Bogotá. "Marchamos com e por todas as mulheres negras guerreiras do Brasil e da América Latina", dizia a convocação.

França
Em Paris, organizações que reúnem a comunidade brasileira convocaram um cortejo em homenagem a Marielle para o sábado (17/3/2018), na Praça da Ópera. À atividade se somou a uma manifestação convocada pelos movimentos sociais franceses contra a violência policial.

1. Tradução: “o mundo todo protestou, protesta e continuará protestando por Marielle”


Nenhum comentário: