terça-feira, 13 de novembro de 2018

Um crime... oito meses depois...


Amanhã fazem oito meses que Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou na quinta-feira (1/11/18) que a PF (Polícia Federal) irá investigar a existência de uma organização criminosa, envolvendo agentes públicos, milícias e contravenção, que atuaria com o objetivo de obstruir a elucidação do homicídio. Essas denúncias são extremamente graves porque remetem ao duplo homicídio de Marielle Franco e Anderson. Esses depoimentos foram tomados recentemente, o primeiro há um mês e meio e o segundo há 15 ou 20 dias ", afirmou o ministro. "Ao constatar a gravidade das denúncias de corrupção e ocultamento fazendo referências a agentes públicos, milicianos e organizações criminosas para impedir que se chegue aos reais mandantes e executivos a PGR (Procuradoria Geral da República) tomou essa atitude."

A partir desta quinta-feira, a Polícia Federal está à frente das investigações sobre como ocorreu a morte da vereadora Marielle e Anderson. "A investigação é para confirmar os depoimentos das testemunhas. Cabe instaurar o inquérito para investigar as denúncias existentes", disse. Após oito meses do assassinato, as investigações não tiveram um claro encaminhamento, "uma resolutividade", segundo o ministro. "Quando se cala uma representante popular, uma mulher que defende minorias, que leva a conhecimento denúncias e problemas, se ataca no fundo a própria democracia, a representação popular e os direitos humanos", disse.

"A Polícia Federal investigará quem está na máquina pública, agentes públicos, e quem está ligado ao crime organizados ou a interesses políticos que fazem de tudo para impedir que se elucide esse crime", afirmou Jungmann. "Haverá cooperação entre as duas partes."  Com base na lei 12.850 de 2013, que trata de organizações criminosas, e na lei 10.446 de 2012, que trata de crimes de repercussão interestadual e internacional, a procuradora Raquel Dogde determinou que a PF abra inquérito para investigar a atuação de uma organização criminosa "que envolve agentes públicos, milicianos, organizações criminosas e a contravenção para impedir que se chegue a mandantes e executores reais do duplo homicídio de Marielle e do motorista Anderson Gomes."


Nenhum comentário: