terça-feira, 6 de novembro de 2018

Brazilien über Alles?

Tema do hino alemão entre 1922 e 1945

Como reconhecer um fascista? Vamos começar por algumas características típicas daquela ideologia, com base em análise realizada sobre os regimes que vigoraram na Itália, na Alemanha, na Indonésia, além de muitas das ditaduras latinoamericanas. E logo no primeiro item desta lista lemos as seguintes palavras: “Regimes fascistas tendem a fazer uso constante de lemas patrióticos, slogans, símbolos, músicas e outros apetrechos. Bandeiras são vistas em todos os lugares, assim como símbolos nacionais em roupas e demonstrações públicas.

“Deutschland über alles” (Alemanha acima de tudo) não foi apenas o hino alemão, mas a trilha sonora do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial e todos os acontecimentos terríveis que permearam o período. É, no mínimo triste, que 66 anos após a Alemanha retirar a estrofe de seu hino nacional, estejamos utilizando exatamente o mesmo mote como slogan oficial de Bolsonaro: “Brasil acima de tudo” (Brazilien über Alles).

O autor do hino alemão foi o compositor Joseph Haydn em 1797, a canção foi originalmente composta em comemoração do aniversário do líder do Sacro Império Romano-Germânico, o imperador Francisco II. Em meados de 1840, o império entrava em decadência, mas o movimento de unificação das nações germânicas ganhava força. Foi então que August Hoffmann compôs uma nova letra para o hino, enfatizando a ideia de que união era mais importante do que qualquer coisa. A música começava com o “Deutschland, Deutschland über alles, über alles in der Welt”, ou “Alemanha, Alemanha acima de tudo, acima de tudo no mundo”.

Foi no dia 11 de agosto de 1922 que o primeiro presidente da República de Weimar, o social-democrata Friedrich Ebert, elevou a Canção dos Alemães à condição de hino nacional (1). Mas foram os nazistas, que tomaram o poder 11 anos mais tarde que reduziram o hino à primeira estrofe, adicionando o seu grito de guerra “Bandeiras ao alto, cerrar fileiras… e blá, blá, blá...”.

Mesmo hoje a versão “Deutschland über alles” do hino alemão é motivo de polêmica, sendo que o cidadão alemão, em regra, evita entoar a música, pelo que ela remete à construção simbólica de regimes fascistas, capaz de moldar consciências individuais ao desejo do partido ou de um líder (o que inclui não apenas hinos, mas bandeiras, uniformes, apetrechos, etc). Mesmo no caso da versão pós 1991, nota-se ainda que, em execuções públicas, muitos alemães não costumam cantar o hino, apenas ficando em posição de sentido, em virtude da chaga aberta pelo nacionalismo extremado.

1. Por incrível que pareça, um governante como Ebert, filiado à II Internacional Socialista, oficializou esta frase que viria a ser o espírito da Alemanha nazista... 


Nenhum comentário: