sexta-feira, 23 de novembro de 2018

“Revolução” dos caranguejos 2, ou o Samba do milico doido


Era comum a expressão “Revolução dos caranguejos”, até porque os militares denominaram o golpe de 1º de abril de “Revolução de 31 de março” (1), em primeiro lugar por não saberem o significado da palavra “revolução” (2). E por que dos “caranguejos”? Creio nem ser preciso explicar, não é mesmo?!

Pois é, 54 anos depois, estamos na eminência de começar a marchar pra trás novamente. O “Coiso” só abre a boca para dizer besteiras. O exemplo mais recente foi a “revelação” em cadeia nacional de que os médicos cubanos não teem uma graduação de qualidade. Será que o gajo nunca ouviu falar da excelência em saúde pública na ilha caribenha? Bom, ele é do tempo em que, fruto da propaganda da Guerra Fria, a população da baixa classe média –o chamado “populacho”–, acreditava piamente que “comunistas devoravam velhinhas do midle west (tipo Dona Benta) fabricantes de geléias caseiras”... believe, or not!

Entregar importante e estratégica base de lançamento de foguetes no Maranhão a uma potência estrangeira para atacar um país vizinho. Aí mesmo é que se explica o porquê de bater continência para a bandeira dos EUA. Além do mais querer privatizar “parte” (mas que parte?) da Petrobras, velho desejo/sonho das multinacionais para se esbaldarem no Brasil. E tem mais, muito mais!

Comprovadamente, isso tudo é material para o “samba do milico doido”. Ai, quantas saudades do Stanislaw Ponte Preta!

1. 1º de abril é o Dia da Mentira... pegava mal batizar o novimento com essa data.

2. Revolução é uma palavra com origem no latim revolutione, que significa ato ou efeito de revolver ou revolucionar. Uma revolução é alteração violenta nas instituições políticas de uma nação. É uma mudança radical na infraestrutura de uma sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem.


Nenhum comentário: