domingo, 18 de novembro de 2018

Sortidas de Domingo. Será porque não foi?




A notícia circulou fora do país, eu soube, mas não consegui nada em trocentas pesquisas que fiz... néca de pitibiribas! A notícia divulgada foi que militares intervieram no Superior Tribunal Eleitoral para garantir a eleição de Jair Bolsonaro. Fato ou fake news? Ficou a dúvida no ar. A verdade é que, caso tenha acontecido, a notícia foi tão bem ocultada que não deixou rastros. Certamente, será porque não foi!
 

Falar em Bolsonaro, esta eu vi, juro que vi e ouvi! O presidente eleito tentando provar que médicos cubanos não farão falta com o final do programa Mais Médicos, levantou a dúvida sobre a formação profissional deles. Que coisa! Será que ele desconhece que a medicina cubana é uma das melhores do mundo? O certo é que dada a ignorância do sujeito, eu não duvido que ele tenha falado sério!

O que o “Coiso” não sabe é que o governo caribenho sempre fomentou e cuidou do serviço básico, gratuito e universal que oferece a sua população. Uma das chaves para o sucesso cubano na saúde está no gasto destinado ao setor: 10,57% do PIB em 2015, muito acima de países como Estados Unidos, Alemanha, França e Espanha. Há quatro décadas, Cuba possui um dos sistemas de atenção primária em saúde mais proativos do mundo, cujo pilar é uma infraestrutura composta por 452 postos de saúde, aliada à prioridade dada à medicina preventiva, à cobertura universal e ao acesso aos serviços médicos. Tudo isso pode explicar o porquê de muitos de seus indicadores serem equiparáveis aos de países muito mais ricos.
  

A Árvore do Rio, que por dois anos deixou de ser erguida devido ao abandono do seu patrocinador (Bradesco) volta este ano, sendo 1 de dezembro a data de sua inauguração, agora sob os cuidados da Petrobras.
Aliás, a peça natalina foi criada por Toninho Lima, um redator publicitário amigo meu. A Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas 1996, foi a primeira edição da Maior Árvore de Natal Flutuante do Mundo (reconhecida pelo Guinness em 1999). Na sua primeira aparição, a árvore contava apenas com 48 metros de altura, 90 toneladas, quatro flutuadores, e um milhão e meio de pequenas lâmpadas, que precisavam de 200 kilowatts (KWA) de energia, gerados por 1 gerador.
O símbolo natalino é o terceiro mais importante evento do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, ficando apenas atrás do Carnaval e da Virada do Ano.

Estreiou esta semana o último filme de Cacá Diegues, O Grande Circo Místico, adaptação de um poema do parnasianista/modernista Jorge de Lima (da obra A Túnica Inconsútil, 1938), com Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Mariana Ximenes, Vincent Cassel, e Antônio Fagundes nos principais papéis. O filme conta a história de cinco gerações de uma mesma família circense.
Da inauguração do Grande Circo Místico em 1910 aos dias de hoje, acompanharemos, através de Celavi, o mestre de cerimônias que nunca envelhece, as aventuras e os amores dos Knieps, do apogeu à decadência, até o surpreendente final, num filme em que realidade e fantasia se encontram em um universo místico.
Pessoalmente tenho grande expectativa pois sou “macaca de auditório” de Cacá Diegues (1), um dos maiores diretores brasileiros de todos os tempos!
   

E a fronteira México/EUA está à beira da explosão. Enquanto muitos milhares de imigrantes centro americanos tentam transpor o “Muro da Vergonha” (foto) o governo estadunidense deslocou tropas prontas para barrá-los em suas intenções. O Pentágono confirmou o envio de 5.200 soldados à fronteira com o México, antes da chegada da caravana, como havia dito o presidente Donald Trump. Desse contingente, 800 uniformizados já estão a caminho do Texas e o restante irá no final da semana. Os militares, que estarão armados, se unem aos 2.092 membros da Guarda Nacional, a unidade de reserva do Exército, enviados em abril por Trump, quando outra caravana de imigrantes se dirigia para os EUA. Acho que vai rolar muito sangue.

1. Cacá é hoje o Imortal que ocupa a cadeira nº 7 da ABL (Academia Brasileira de Letras) e diretor indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.


Nenhum comentário: