terça-feira, 13 de novembro de 2018

Visões de um Profeta da História


Ainda a propósito do comentário feito por mim ontem acerca da visão profética de Lev Davidovitch Bronstein –-mais conhecido como Leon Trotsky-–, podemos comprovar no texto abaixo extraído de O que é ser trotskista no século XXI de Pedro Fuentes, este lado do revolucionário russo. Vejamos:

“(...) A Revolução Traída (1), no qual Trotsky explica a degeneração do estado operário soviético e faz o prognóstico alternativo que foi corroborado pela realidade posterior: ou uma nova revolução, desta vez política para derrotar o aparato burocrático do estado (2), ou a dinâmica até a restauração capitalista (3), muito provavelmente conduzida por esta própria burocracia (4). O conceito de revolução política que nasceu de Trotsky é uma ferramenta imprescindível para entender muitas das revoluções que aconteceram no século XX e XXI, e vão continuar acontecendo, ou seja, revoluções que mudam o regime político e não o estado e o sistema, ou seja, o modo de produção...”

1. É importante ressaltar que o livro foi escrito em 1937, cerca de 50 anos antes dos acontecimentos que culminaram em Gorbachev e o fim da URSS.

2. Este caminho da “revolução política” seria o de um movimento interno dentro do sistema, que reformularia os caminhos de um socialismo distante da formatação burocrática, fruto do stalinismo.

3 e 4. O que de fato aconteceu e o que veio a comprovar que a visão de Trotsky era corretíssima, pois a própria burocracia restaurou o capitalismo na Rússia.


Nenhum comentário: