domingo, 26 de setembro de 2010

Pensatas de domingo

Durante os anos de ditadura militar criamos o hábito do voto útil. Votei muitas vezes em quem eu não acreditava apenas para me opor ao regime e eleger alguém que estivesse do lado oposto deles.
Hoje, com a pseudo democracia (1) instalada, as coisas mudaram de feição. Existe um quadro político dos mais caóticos possíveis. Por um lado o PT, querendo se perpetuar de qualquer forma no poder. De outro uma oposição tentando armar um golpe à base de escândalos. E correndo no meio disto a raia miúda, os “nanicos” como são chamados, alguns desejando realizar uma “revolução” dentro do próprio sistema. Mais do que uma utopia, uma verdadeira insanidade.
Vamos começar pelo que chamo de pseudo democracia, que é essa estupidez de se achar que o voto é algo válido para o povo. O voto na democracia ocidental é uma máscara para esconder os poderosos grupos econômicos que a financiam. Uma eleição custa milhões, algumas bilhões, em que os capitalistas jogam suas cartas em troca de favores futuros. O eleito já surge com o rabo preso. Daí os escândalos, o tráfico de influencias, a corrupção deslavada.
Nossa classe política em particular é o reflexo deste quadro, principalmente porque no Brasil a punibilidade é dúbia. Em outros países os jogos desse tipo são camuflados porque quem é surpreendido no meio deles não escapa de um severo revés. Aqui impera a cara de pau, o cinismo. Vejam por exemplo os muitos casos dos que estão concorrendo a cargos políticos, mas legalmente não deveriam nem se candidatar. Somente no caso do “Ficha Limpa” são mais de 170 nomes. Mas correm o risco... Se colar, colou!
O Partido dos Trabalhadores chegou ao poder após várias e seguidas tentativas frustradas. Sem dúvida o governo atual criou uma base política com os mais pobres através de “esmolas” bem geridas, como o Bolsa Família. Isto elevou o poder aquisitivo de uma população antes marginalizada do mercado de consumo. Mas com isto o PT fez um jogo que beneficiou e enriqueceu muito mais a burguesia, ao criar condições para fortalecer o capitalismo internamente.
Por outro lado, nas duas gestões do PT surgiram comprovados atos de corrupção, escândalos e abusos de poder. O “mensalão” talvez tenha sido o maior deles, mas agora o também corruptíssimo PSDB, na sua ambição de voltar às rédeas do governo, anda fuçando novos tropeços da classe dirigente em Brasília. E tem conseguido alcançar o seu objetivo apoiado por amplos setores da grande imprensa.
Quando afirmo que eu voto nulo, é porque não vejo saída possível neste cenário. Primeiro temos um tipo de regime que chamam de democracia, porem está longe de sê-lo. E quando digo isto não me refiro apenas ao Brasil, mas a todos os países que o adotam. Infelizmente, aqui não nos oferecem nem a possibilidade de não se comparecer às urnas por ser o voto obrigatório. Segundo e simplesmente porque entre os candidatos não vejo nenhum em quem possa votar.
Pelo menos a minha consciência fica tranquila.

(1) Leia mais sobre o assunto em “A grande Utopia” publicado neste blogue em 13 de fevereiro de 2009.

6 comentários:

André Setaro disse...

Pelo que li nesta pensata dominical, dentro do quadro político instalado, a chamada democracia não mais oferece condições para que seja eleito um presidente que possa realmente agir em nome do povo sem populismo e sem demagogia.

Para se ser candidato, exceção aos nanicos que não passam da faixa de zero nas pesquisas, precisa-se de um apoio forte de grupos econômicos. Veja o caso de Marina Silva, cujo vice é um empresário forte do grupo Natura. E a necessidade desses apoios conduz, naturalmente, à satisfação dos interesses deles.

Lula se mostrou um grande farsante, uma grande mentira, uma imensa falácia. Acredito mesmo que tenha sido uma 'idéia' dos nossos compadres do Norte. Ninguém melhor do que Lula para ter barrado, e em tempo hábil, a ascensão de Leonel Brizola, homem irascível com o imperialismo. Diria mesmo que Lula foi devidamente 'preparado' pelas forças do 'status quo' para assumir o poder. E nunca, na história do Brasil, os bancos tiveram tanto lucro. Um artigo de Hélio Fernandes, que conta sobre a presença de Lula no Consenso de Washington, publicado no site da Tribuna da Imprensa, é bastante esclarecedor neste particular.

No mais, bom domingo (se isso é possível)

Jonga Olivieri disse...

Os nanicos o são por não terem apoio financeiro suficiente e por suas idéias não atrairem o capital para suas falcatruas.
Quanto ao sr. da Silva. A CIA pode responder melhor do que ninguém sobre o seu papel nessa história toda!!!

Ieda Schimidt disse...

Belíssima e conclusiva esta tua análise.

Jonga Olivieri disse...

Obrigado...

Eliana BR disse...

Queridos,
Perdao mas, por onde começar? Vamos fazer uma revoluçao? Vamos ao cinema e quem quiser que se lixe?
Ou vamos engolir sapos com ou sem barba e fazer o melhor possivel?
Beijos,
Eliana

Jonga Olivieri disse...

Engolindo sapos estamos há muito tempo.
Mas o pior de tudo é que as perspectivas para algum tipo de revolução são cada vez menosres.
Veja bem, o capitalismo está falido, mas não há opção para ele, graças à aventura stalinista que esvaziou saídas possíveis de se avaliar.
O negócio --por enquanto-- é dar um pulinho no cinema...