quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Deu coluna do meio

O primeiro turno das eleições teve lá as suas surpresinhas. Ou não? Aqui no Rio, o crescimento de Marina Silva foi um fenômeno que, de qualquer forma refletiu a surpresa que obteve nas urnas em nível nacional. Bem, o certo é que ela ficou em segundo lugar no estado, deixando Serra em terceiro.
Marina levou os votos dos descontentes e decepcionados com os escândalos na candidatura governista. Mas será que no segundo turno os votos que foram para ela vão seguir este curso? E o PSDB, vai apelar novamente para mais escândalos? Por seu lado, o PV é um partido mais alinhado à direita. Já no primeiro turno, Gabeira e grande parte da sua direção estavam em aliança aberta com o PSDB. Agora, de cara manifestaram seu apoio ao tucano.
Marina pediu um tempo de 15 dias para se definir. E apesar de sua tendência ser de acabar assumindo uma posição neutra na contenda, suas origens são petistas. Há uma grande parte de setores daquele partido que tem simpatias por ela até hoje. Estão jogando com possibilidades. É o tal caso: “quem dá mais?” São cargos e muitos mais interesses em jogo nesta aliança da segunda volta das eleições.
Apesar das especulações é um pouco cedo para se chegar a conclusões. A verdade, no entanto, é que um futuro muito breve dirá. Por enquanto o certo mesmo é que deu coluna do meio!

A ilustração acima foi publicada no jornal O Dia do Rio de Janeiro. Afinal como são parecidos. E no caso, qualquer semelhança não é mera coincidência.

7 comentários:

Eliana BR disse...

Sei que estou bastante inquieta com o resultado dia 31.
Nao sei como nao ficou muito claro que so havia duas posiçoes, ambas muito claras.
Nao sei como o Rio pôde apoiar Marina com posiçoes tao reacionarias no tocante aos costumes- o estado é laico ou nao é? - e sem propostas concretas.
Por outro lado, as preocupaçoes ecologicas sao hiper necessarias mas do jeito que sao apresentadas viram "coisa de rico" como comida sem agrotoxico que so poucos privilegiados podem comprar.
Beijos

Jonga Olivieri disse...

O Rio tem manifestado ao longo dos tempos algumas opções "modistas" ou "festivas" na votação.
O caso de Marina é um exemplo típico. Gabeira é outro. Gabeira quase ganha para prefeito. E só teve alguma votação no município. No estado fracassou de forma esmagadora para o governo. Bem feito, pois tudo o que faz é por puro marketing.
Os votos de Marina não foram certamente para Marina. Digo isto no país inteiro. Foram consequência dos escandalos levantados pela direita que balançaram a candidatura Dilma.
A coisa ficou taõ feia que à última da hora resolvi votar na Dilma (contra o Serra)... O tal do voto útil!

Jonga Olivieri disse...

Outra coisa: infelizmente neste país não se votam em partidos ou programas, ou posições.
A grande maioria vota em com quem se vai com a cara!

Ieda Schimidt disse...

Falaste ontem nesta postagem sobre os cargos. Dito e feito. Marina hoje está a acusar a direção do PV de estar indo com sede ao pote.
É o preço do apoio!

Jonga Olivieri disse...

Já li hoje matérias sobre isto. O pior é que a candidata ficou "pau" da vida quando ainda não declarados os resultados a direção do PV já manifestava apoio a Serra.
Estão atrás de cargos mesmo. Parece que, por enquanto querem quatro!

André Setaro disse...

Excelente ilustração!

Jonga Olivieri disse...

Até parece que são irmãos!