sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A guerra acabou?


A morte de Kadafi não significa a velha máxima de “rei morto, rei posto” de forma tão simplista. Na verdade as contradições na Líbia são muito mais complexas do que se possa imaginar. A começar pela rivalidade entre as tribos que integam o grupo de rebeldes que o derrotaram.
Na realidade, quem ganhou a guerra foram os intensos bombardeios da OTAN e o apoio dos Estados Unidos e seus comparsas, suprindo as forças “vitoriosas” de sofisticados e modernos armamentos, sem os quais não teriam conseguido o seu intento.
Sem dúvida que Kadafi era um ditador. Mas o que virá por aí? Sem dúvida uma outra ditadura. Talvez pior, pois se o primeiro, pelo menos fez algum esforço social investindo em creches, saúde e educação, não se sabe quais serão as medidas do(s) seu(s) sucessor(es)... O certo é que vai haver uma tentativa da composição de um governo que possa agradar às tribos rivais; já em sangrenta disputa pelo poder.
Pelo menos, e obviamente vai ser um governo que não poderá sequer tentar manter as ricas reservas de petróleo sobre o domínio da Líbia, motivo que originou a invasão do país pelo ocidente, a derrubada e morte do governante.
Findo a primeira etapa deste jogo de xadrez, ficou evidente que no Paquistão houve um “teatro barato” e sem provas conclusivas. A exibição do corpo de Kadafi nos leva a uma pergunta elementar: por que não exibiram o supostamente morto Osama bin Laden e o jogaram apressadamente no oceano?

6 comentários:

Joelma disse...

Excelente essa sua análise sobre o fato. Até porque você sempre classificou-a de um jogo de xadrez. E fica claro que não é o fim de Kadhaffi que determina o fim do jogo. Porque realmente a guerra continua.
Boa a lembrança e correlação do desaparecimento do corpo de Bin Laden!

Jonga Olivieri disse...

É uma guerra longa pelas próprias contradições internas. Terão que partir para um governo de coalisão entre as tribos, por si só incompatíveis. Uma sinuca de bico, mas como o objetivo é o petróleo eles vão investir apenas nisso. O resto que se dane, se degladie, etc, etc...

Mário disse...

Sem dúvida foi mais um assassinato.
Mas mostraram, exibiram o corpo.
E o de Osama Bin Laden? Sumiu!

Jonga Olivieri disse...

Esta é a questão... O desparecimento do corpo é inexplicável!

André Setaro disse...

Morte sem corpo não existe crime. Cadê o corpo do delito?

Jonga Olivieri disse...

Sem dúvida nenhuma... E o pior: a prova foi propositadamente escondida!