sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O protestos em Wall Street. Ao vivo e a cores



“Por que eles estão protestando?’, perguntam-se os confusos comentaristas da TV. Enquanto isso, o mundo pergunta: ‘por que vocês demoraram tanto? A gente estava querendo saber quando vocês iam aparecer.’ E, acima de tudo, o mundo diz: ‘bem-vindos’. Dez anos depois, parece que já não há países ricos. Só há um bando de gente rica. Gente que ficou rica saqueando a riqueza pública e esgotando os recursos naturais ao redor do mundo.”
Naomi Klein (Autora de “A doutrina do Choque”)

Na semana passada o Professor Jorge Moreira nos enviou uma matéria sobre o movimento “Ocupar Wall Street”, que foi postado na sexta feira, 7 de outubro.
Assista no vídeo acima, cenas de um dos dias em que as forças de repressão efetuaram mais prisões –cerca de 700– durante manifestações na Ponte do Brooklin, quando o povo estadunidense extravasava seu protesto ao sistema capitalista e sua intrínseca exploração, mais abusiva a cada dia que passa.
Em pouco mais de três semanas, o movimento cresceu e se espalhou por dezenas de grandes e médias cidades nos Estados Unidos da costa leste à costa oeste, inclusive Washington.
Parte do expressivo silêncio da mídia nesse tempo se explica pelo compromisso dos manifestantes com a Não Violência. Não houve vitrines quebradas, saques ou incêndios que pudessem provocar comoções em nome da “lei e da ordem”, que sempre atraem a imprensa e os tornam vulneráveis a críticas. A outra parte, claro, deve-se ao objetivo desta mídia em não divulgar os acontecimentos.
Para completar, voltando ao que disse a jornalista e ativista canadense Naomi Klein durante seu pronunciamento em Wall Street (1): “(...) O meu cartaz favorito aqui é o que diz ‘eu me importo com você’. Numa cultura que treina as pessoas para que evitem o olhar das outras, para dizer ‘deixe que morram’, esse cartaz é uma afirmação profundamente radical...”

1. Leia a íntegra do discurso de Naomi em:

8 comentários:

Mário disse...

Um excelente complemento à postagem do professor Moreira de uma semana atrás.
E achei muito boas as posições de Naomi Klein. Li a integra do discurso dela.

Jonga Olivieri disse...

Naomi é de uma grande sensibilidade e de fato se posiciona com uma postura política impecável.

Joelma disse...

A manifestação evidencia a vontade popular! Como diria o poeta: "a praça é do povo como o céu é do condor".

Jonga Olivieri disse...

Bem lembrado Joelma.

André Setaro disse...

"Qual o pior: fundar um banco ou roubá-lo?" Bertold Brecht

Jonga Olivieri disse...

Brecht e suas erguntas ou pensamentos, sempre oportunos e inteligentes.

Simey Lopes disse...

Bem a calhar (ou não) estou fazendo um trabalho sobre o banco central (EUA).
Descobrindo qual o mal do mundo, bem queria estar la... rs

Jonga Olivieri disse...

E os protestos alcançaram mais de 1.000 cidades!