domingo, 30 de outubro de 2011

Pensatas de domingo


Na Pensata de domingo passado, publiquei neste blogue uma entrevista do pensador Immanuel Wallerstein que provocou algumas discussões quanto a declarações deste acerca de Karl Marx.
Aliás, na ocasião já me referi às declarações como “em grande parte e aspectos bastante polêmicas”, porque sabia que os referidos aspectos levantariam debates.
A essência, no entanto, está no centro da questão do pensamento materialista histórico, no qual o básico, ou seja, a acumulação do capital, a mais valia e a luta de classes (1) são fatores determinantes quanto às posições de Marx em sua análise do capitalismo. Outra coisa: ninguém superou a sua interpretação do sistema. Podem ter acrescentado alguma coisa, mas sempre a partir de suas conclusões.
É também indubitável que o sistema sofreu alterações ao longo desses mais de 150 anos; muitas delas geradas pelas próprias conquistas da classe operária que determinaram adaptações “oportunistas” do capitalismo ao longo da história. Por outro lado, hoje, as condições para uma mudança revolucionária no mundo estão a amadurecer; haja vista o que está acontecendo em Wall Street e em várias outras localidades, até do chamado primeiro mundo. O sistema está realmente caindo de podre, perdendo condições de se sustentar e destruindo-se nas entranhas de suas próprias contradições.
Revoluções somente acontecem no instante em que as condições históricas estejam maduras para que possam se concretizar.

Ao menos 13 soldados estadunidenses foram mortos em um ataque suicida –somente divulgado ontem- em Cabul, capital afegã, quando um carro bomba explodiu um veículo de um comboio da OTAN, segundo testemunho de oficiais presentes no local.
Autoridades dos Estados Unidos citadas pela emissora de televisão CNN ressaltaram que mais detalhes continuam surgindo. Acredita-se que um veículo muito danificado transportava as tropas estrangeiras que estavam no comboio.
Excluindo quedas de helicópteros, este foi o acidente mais mortífero para essas tropas desde que a guerra começou, e que somente este ano já deixou mais de 500 mortos, num total de 2790 desde 2001.
O grupo Taleban assumiu a autoria do ataque em um comunicado divulgado pouco depois, dizendo que lotou um veículo de quatro rodas com 700 kg de explosivos. A região do ataque se encontra sob controle das forças de segurança.

”Os países ocidentais apoiaram Muammar Gaddafi quando isso lhes era vantajoso, mas bombardearam o líder líbio quando ele não servia mais a seus propósitos, a fim de ‘saquear’ o país rico em petróleo”, declarou o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad nesta terça-feira.
“Mostre-me um presidente europeu ou americano que não tenha viajado para a Líbia ou não tenha assinado um acordo com Gaddafi”, disse Ahmadinejad em um discurso transmitido ao vivo e no qual acusou o Ocidente de ordenar a execução do líder líbio. ”Algumas pessoas disseram que eles mataram esse cavalheiro para garantir que ele não pudesse dizer nada, o mesmo que eles fizeram com Bin Laden”, disse
O Irã acusa o Ocidente de ter ajudado a criar o grupo militante muçulmano sunita Al Qaeda, liderado pelo saudita Osama bin Laden, morto pelas forças especiais ianques no Paquistão em maio.
Ahmadinejad disse que a resolução da ONU que aprovou a ação contra Gaddafi foi uma autorização para “saquear” o petróleo líbio.
Poucas vezes li uma declaração tão corajosa, verdadeira e realista da situação na Líbia quanto esta de Ahmadinejad. Merece palmas. De pé!

1. Segundo Marx, luta de classes, é aliás, o motor da história. Não apenas no sistema capitalista, mas ao longo de todos os sistemas anteriores, desde que a sociedade se dividiu em classes.

6 comentários:

André Setaro disse...

Barbudo, o velho Marx, pensou o seu momento histórico e projetou o futuro da humanidade, com a luta de classes sendo o motor de todo o seu processo dentro de uma dialética.

Marxistas de todo mundo, uni-vos! A pensata dominical está no ar! No curso da História, surgiu, porém, para atrapalhar e fazer zoada, um Stálin, que tanto prejuízo deu à causa do socialismo.

Jonga Olivieri disse...

Marx determinou uma nova posição quanto à interpretação da história a partir do materialismo histórico.
Mas realmente Stalin desvirtuou o seu pensamento causando grandes estragos e atrasos à caminhada do mundo rumo ao socialismo. Estamos pagando o preço de suas ações que transformaram a URSS em uma economia de "capitalismo" de Estado.
Parece que agora, tal a deterioração do capitalismo, estão a surgir novas perpectivas. Torço para que se desenvolvam conforme está parecendo na direção de uma mudança real.

Joelma disse...

Acho que você deu a volta por cima. Mas ficaram algumas questões a explicar melhor nos posicionamentos de Wallerstein que são bastante questionáveis.

Jonga Olivieri disse...

Mas veja bem, o cerne da questão está explicado. Daí em diante, podem até existir algumas opiniões que possam ser melhor discutidas.
No entanto precisamos fazer uma anáçise de outros pontos de vista sem sectarismo, mesmo que não concordemos totalmente com elas.
Acho que no todo temos que tirar algo de todas as correntes, e, claro até critica-las e até discordar de vários aspectos delas.

Mário disse...

Marx, ao longo desses mais de 150 anos citados oi de fato quem melhor diagnosticou os males do capitalismo.
Concordo que o capitalismo mudou muito neste tempo todo, mas suas teses são imbatíveis.
Mas também acho que muito do que falou Wallerstein confere com o que está acontecendo. Inclusive a falência do capitalismo e o perigo de vir alguma coisa pior. Por isto todos temos de ficar atentos.

Jonga Olivieri disse...

Concordo que temos que ficar atentos com os caminhos da burguesia mum futuro próximo, pois eles podem apelar para algum caminho como foi a Inquisição.
Afinal o "macartismo" já se constituiu-se em uma primeira "caça às bruxas" nos tempós atuais e a sua progressiva derrota como sistema pode leva-los a caminhos de repressão que possa nos lançar em uma nova idade das trevas...