terça-feira, 26 de junho de 2012

“Mais um golpe na Bolívia”


Nos anos 1960/70 esta era uma frase com que Newton Carlos, comentarista internacional do Jornal da Band iniciava suas análises sobre a conturbada situação política naquele país.
Hoje, esta frase se estende para toda a América ao sul do Rio Grande. Após o golpe em Honduras, chegou a vez do Paraguai sucumbir a uma golpe “branco” da direita depondo Fernando Lugo do poder, através de um impeachment.
O ato, claro que acobertado pelo imperialismo estadunidense realiza assim mais uma ação tentando frear as forças progressistas no continente.
O novo presidente do Paraguai, o liberal Federico Franco, fez o juramento de seu cargo nesta segunda-feira (25) em uma cerimônia realizada no palácio presidencial, em Assunção, ao mesmo tempo em que o ex-mandatário Fernando Lugo dava uma entrevista coletiva para reiterar sua intenção de retomar o poder.
Só dois dos novos ministros de Franco --os da Agricultura, Enzo Cardozo; e da Indústria, Francisco Rivas-- faziam parte do Executivo de Lugo. Logo após sua deposição, Lugo reconheceu o novo presidente, mas agora sua postura sofreu uma reviravolta e declarou um governo paralelo.
Revolta entre os vizinhos do Mercosul e da Unasul apontam para um apoio a Lugo. Ainda é cedo para se concluir alguma coisa, no entanto, tudo leva a crer que haverá uma forte resistência aos acontecimentos. Vamos aguardar...

2 comentários:

Joelma disse...

Enquanto isso os "brasilguiaos", reacionários proprietários de terras no Paraguai solicitam ao governo brasileiro o apoio ao novo governo. Hahaha!

Jonga Olivieri disse...

Na verdade os brasilguaios sentiam-se ameaçados pelos sem terra paraguaiso que queriam suas terras.
E lugo queria uma redistribuição de terras naquele país.
Reacionários mesmo! E com índole latifundiária, isto sim!