domingo, 2 de dezembro de 2012

Drops dominicais



Assisti no dia 28 (4ª feira) “Na Carne e na Alma”, a última obra de Alberto Salvá na “Semana dos Realizadores” cuja melhor definição, no meu entender, foi: “Um assassinato moral”. A frase é de autoria de Andrea Ormond, mas eu juro que gostaria que fosse minha.
O filme é a história do amor de um conquistador volátil que conhece o inferno da paixão ao se enamorar de uma garota inconstante e sedutora. Ele, niteroiense, estudante de uma faculdade de classe média alta no Rio. Ela, frequentadora da mesma instituição, porem vinda de uma família rica e sofisticada da Zona Sul Carioca.
O mais interessante é que, repleto de cenas de sexo explícito, jamais poderia ser classificado como um filme pornô. Sua poesia e dramaticidade estão acima de clichês.
Um filme imperdível!
No elenco de “Na Carne e na Alma”: Karan Machado, Raquel Maia, Luciano Moreira, Henrique Pires, Lolô Souza Pinto, Priscilla Rozenbaum, Leandro Baumgratz e Regina Sampaio. E uma excelente fotografia de Edson Batista.
Segundo, José Umberto Dias, cineasta, poeta, crítico baiano e um intelectual que respeito, “Um Homem sem Importância” (com Oduvaldo Viana Filho e Glauce Rocha), 1972, que eu não assisti, é o melhor filme de Salvá.


Nauru, em foto tirada de um satélite


Os nove países que votaram contra o Estado Palestino foram: Estados Unidos, Israel, Canadá, Palau, Panamá, Ilhas Marshall, Micronésia, Nauru e República Tcheca.
 Quase metade dos votos de “não” veio destes minúsculos países insulares do Pacífico. Assim como Nauru, todos eles são “Estados associados” aos EUA, o que significa que apesar de soberanos, são alinhados com a política estadunidense, que os administrou como um “território de confiança” da Segunda Guerra Mundial até 1986.







Muito bom o “Arquivo i” com Maria Beltrão. Entrevistas, cantores, compositores e números musicais, filmes e cineastas, peças de teatro, atores e teatrólogos.
Em suma uma divertida e informativa forma de passar o tempo, ao lado da simpatia e beleza esfuziante da apresentadora.
Bom... Cultura tambem pode acontecer no Sistema Globo, pois o programa é na GloboNews...


Toda vez que há um sorteio para chaves de qualquer campeonato, o Brasil, curiosamente cai no chamado “Grupo da Morte”.
Bom, desta vez, para a Copa das Confederações, torneio que se realiza sempre um ano antes da Copa do Mundo não foram diferentes os comentários da imprensa esportiva. Segundo li no UOL: “...O Brasil se deu mal no sorteio deste sábado e terá uma espécie de "grupo da morte" (sic) pela frente na Copa das Confederações, em 2013. A seleção de Luiz Felipe Scolari, cabeça de chave do grupo A, vai estrear contra o Japão em Brasília, vai até Fortaleza enfrentar o México na segunda rodada e encerra a primeira fase diante da Itália, em Salvador...
Até concordo que a Itália seja dose pra leão, e o México um adversário à altura da atual seleção brasileira... Mas o Japão? 


A influência exercida pela ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, no governo federal, revelada em e-mails interceptados pela operação Porto Seguro, decorre da longa relação de intimidade que ela manteve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O relacionamento dos dois começou em 1993, a um ano da corrida presidencial de 1994. Na época, ela foi incorporada à equipe da campanha ao lado de Clara Ant, hoje auxiliar pessoal do ex-presidente. Ficaria ali até se tornar secretária de José Dirceu, no próprio partido.
Em 2006, por decisão do próprio Lula, foi promovida a chefe do gabinete e passou a ocupar a sala que, na semana retrasada, foi alvo de operação de busca e apreensão da Polícia Federal. Ministros e amigos do ex-presidente não negam o relacionamento de ambos. Foi de Lula a decisão de manter Rosemary em São Paulo, conforme relatos de pessoas próximas.


5 comentários:

André Setaro disse...

Tive a felicidade de conhecer Alberto Salvá, quando veio a Salvador lançar, há 20 anos, um filme. Entrevistei Salvá para o jornal no qual tenho uma coluna e passei uma bela tarde com ele no Hotel da Bahia. Homem de lhano trato, destituído da arrogância tão comum em cineastas brasileiros. Gosto muito de seus filmes. Este último foi filmado com Salvá já terminal. De ascendência espanhola.

Joelma disse...

Tambem gosto muito do programa da Maria Beltrão. Como você disse, é informativo e um bom passatempo.

Mário disse...

Maria Beltrão é linda. Mas o que o Lula viu naquela tal de Rosemary?
Bom, a recíproca é verdadeira, não é mesmo?

Anônimo disse...

Palau e Nauru eu nunca tinha ouvido falar. Micronésia e Ilhas Marshal pelo menos sabia que existiam.
Mas que é isso, gente, ssim não vale.
Ainda bem que mesmo assim foram minoria absoluta!
L.P.

Anônimo disse...

Tão brincando comigo? Nauru, Paulau são nomes de que mesmo? rsrsrsrs
Tavim