domingo, 9 de dezembro de 2012

Leituras de domingo




De repente você descobre que está com livros demais para ler. E que o tempo disponível para a leitura de todos eles é escasso. É o meu caso, neste exato momento! 
  
Comecei a pensar nisto quando fui sorteado (coisa rara de acontecer comigo) na mostra “Noites de Chanchada” com a biografia: “Oscarito, O Riso e o Siso” de autoria de Flávio Marinho. Tal foi a minha empolgação com a edição e o personagem, que iniciei a leitura na manhã seguinte, já que chegara tarde em casa.
  
Mas de imediato, lembrei-me que estava a ler “Memória Urbana” de Isaias de Carvalho Santos Neto, livro que aliás estou curtindo muito, mas que se constitui numa leitura atenta, pois envolve não apenas a evolução da cidade de Salvador através de todo o século 20, como tambem a história do lado materno da minha família. Isaias é meu primo, e conta fatos que me recordam a infância e adolescência, sempre envolvidos em flashbacks e aspectos emocionais. Tudo bem, pensei com os meus botões, é um livro para ler com tempo e sem pressa. Entretanto não se pode perder o fio da meada; tem que haver uma certa continuidade.
  
Acontece que já tenho como livros de cabeceira a trilogia de André Setaro sobre cinema. Um dos meus assuntos prediletos. E os três livros são muito bons, sendo que em cada um deles, Setaro aborda com a profundidade que lhe é peculiar, aspectos diversos da 7ª Arte. Como a história da cinematografia, os filmes marcantes ou o cinema na Bahia. Por isso os considero livros de cabeceira. Posso ler algo sobre cada um dos temas em algum dos três volumes e dou-me por satisfeito até o dia em que me disponho a ler outro.
  
No meio de tudo isso, há o livro de Robério Paulino, “Socialismo no Século XX. O que deu de errado?”, um tema empolgante, um livro que me atrai, mas que não consegui ler com a velocidade com que devorei “Marxismo, Modernidade, Utopia” de Michael Löwy e Daniel Bensaid. O que deu errado, apesar da semelhança temática? O livro de Robério, com suas quase 500 páginas está lá pela terça parte... Mas um dia eu o termino! Juro!
  
Acontece que, apesar da importância na vida da gente, não vivemos somente da leitura de livros, considerando que para alem deles existe a (tambem leitura) diária, dos jornais e revistas, tanto na web, quanto no papel. Mas teem outras atividades, como –no meu caso– a pintura e os poucos clientes que ainda me passam trabalhos de criação publicitária. Alem das pesquisas para as publicações neste blogue e no outro de “Casos” da Propaganda. E, sem dúvida, gasto algum tempo com isto.
  
E os amigos? A vida social é importante. Faz pouco tempo reencontrei um amigo de infância/juventude no FaceBook. Já nos encontramos e combinamos um outro para que as famílias se conheçam. Fora os demais, reuniões com amigos como a que tive esta semana de ex-colegas da VS, uma agência em que trabalhei por muito tempo e que, pelo menos duas vezes por ano realizam happy-hours agradáveis e cheios de papos de ontem e de hoje.
  
No mais, filmes para assistir em DVD, na poltrona de casa ou nas das salas de cinema...
O fato é que continuarei lendo esses livros... Todos eles. Claro que de forma ordenada e o mais organizadamente possível. Para tal, antes de mais nada, coloquei a biografia do Oscarito na fila, para depois que terminar os demais. E ficar em paz comigo mesmo...
  
Bom domingo a todos. E boas leituras!


6 comentários:

Joelma disse...

Livros demais são sempre um problema. Pra mim, o ideal é ler um de cada vez. A não ser os de consulta que sempre devem estar a mão. E eu, devido à minha profissão, tenho sempre muitos!

Mário disse...

Existem momentos em que isso acontece mesmo. É inevitável!

Anônimo disse...

Livros são sempre bons. Não importa a quantidade, desde que trnham qualidade.
L.P.

Manuel Pinto disse...

Às vezes tambem fico repleto de livros para ler. São ocasiões em que acumulam por várias razões.. Ou porque ganhamos, ou porque há muitos lançamentos de pessoas conhecidas.
Em suma, a solução é a que você está dando: ordenar a leitura..

André Setaro disse...

Fora da internet por três dias, por circunstâncias alheias à minha vontade, dei-me à leitura de livros clássicos da literatura.

Anônimo disse...

Sou um devorador de livros. Desde o policial ao de filosofia.
Tavim