domingo, 13 de outubro de 2013

Pensatas de domingo. A ditadura militar exposta




Começou ontem (12 de outubro) no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, a exposição "Resistir é Preciso", cujo objetivo é documentar a história da resistência à ditadura militar no Brasil entre os anos de 1964 e 1985, com obras artísticas de diversas categorias.

"Resistir é Preciso”, o nome da exposição, foi idealizada e montada pelo Instituto Wladimir Herzog, e fica até dia 6 de janeiro de 2014. O horário é de quarta a segunda, das 9 às 21 horas.

Composta de literatura, música, artes plásticas, fotojornalismo, videodepoimentos, com uma grande documentação, esta exposição sobre o período em que diversos setores da sociedade civil lutaram pelo restabelecimento da democracia no país é um marco históricos. Entre as obras, encontram-se algumas que foram realizadas pelos próprios presos políticos durante a sua detenção.

Esta exposição que já esteve em Brasília de 6 de agosto a 22 de setembro de 2013, estará tambem, breve, em outras capitais.


4 comentários:

André Setaro disse...

Instaurada em abril de 1964, o golpe militar me pegou na adolescência aos 14 anos de idade. E se findou em 1985, quando já tinha 35. O que significa dizer: passei a adolescência, a juventude e boa parte da idade adulta sob a ditadura. Em 1971, programador de filmes da Faculdade de Direito da Ufba, exibi em seu auditório ''Cidadão Kane'' e, porque o filme não tinha certificado de censura, levaram-me a Polícia Federal, onde passei noite temerosa. Tempos difíceis, aqueles!

Joelma disse...

Uma época negra de nossa história que deve ser reconstituida, até porque muito não foi explicado como deveria ser.

Mário disse...

Tomara que venha logo para o CCBB do Rio!

Misael disse...

Uma exposição interessantíssima, creio.