domingo, 1 de dezembro de 2013

Pensatas de domingo, o papa e a falência do capitalismo




No documento "Evangelii Gaudium”, lançado esta semana, o papa Francisco pediu uma renovação na Igreja Católica, chamou o capitalismo desenfreado de uma "nova tirania" e pediu aos líderes mundiais que combatam a pobreza e o crescimento desigual. 
  
Anteriormente, em setembro, o mesmo papa Francisco já havia criticado duramente o modelo econômico capitalista em discurso de improviso feito em Cagliari, capital da Sardenha (Itália), a um grupo de 20 mil trabalhadores. Segundo o Papa “a economia não pode se basear no deus chamado dinheiro”. O pontífice comentou as taxas de desemprego e pediu aos fiéis que lutem por trabalho.
  
A instabilidade criada pela irresponsabilidade do sistema financeiro dos EUA se alastrou pelo mundo a partir de 2007 e afeta toda a economia mundial. Durante algum tempo tentaram de todas as formas subestima-la, como se não passasse de um desequilíbrio restrito a um setor, mas hoje ninguém duvida da sua gravidade econômica e sistêmica.
   
Tanto que a mais oportunista instituição da história, a igreja católica romana, que sobrevive por tantos séculos adaptando-se a mudanças sociais e políticas inevitáveis, já prepara uma estratégica virada anti-capitalista.
  
É evidente que a atitude do papa salienta que o sistema capitalista aprofunda a sua crise econômica com uma tambem profunda crise moral. Uma crise que já está levando a direita mundial, particularmente a estadunidense a taxar Francisco de “comunista”.
  
Por muito menos do que isso, João Paulo I foi, segundo grande parte das fontes, assassinado, Daí, fica a pergunta no ar: até quando dura Francisco no poder?

4 comentários:

Joelma disse...

Também pensei a mesma coisa. Será que este Papa resiste à máquina do Vaticano?

Misael disse...

Sem dúvida a crise se concretiza em definitivo.

André Setaro disse...

Tenho grande admiração pela figura do Papa Francisco.

Mário disse...

Francisco aparenta um avanço. Mas somente o tempo pode provar isto.