domingo, 18 de janeiro de 2015

Pensatas de domingo, o trem da Eurásia, as decadências do dólar e do império estadunidense



Esta “Pensata de domingo” foi brilhantemente escrita por Jorge Vital de Brito Moreira, nos trazendo notícias que a mídia burguesa brasileira nos omitiu...

Vivendo fora do Brasil, me comunico frequentemente com os amigos e os familiares através de telefonemas internacionais, de e-mails e  do uso do Skype. Frequentemente, no nosso diálogo, notamos que algumas noticias internacionais não estão sendo divulgadas pela mídia corporativa, pelos meios de informação/desinformação brasileiros.
Recentemente enviei um e-mail (vejam em seguida) para alguns amigos brasileiros referindo-me a conclusão da mais longa viagem de trem, na maior locomotiva, na mais extensa linha de ferro da história da humanidade. Aqui está o e-mail:
            Caros amigos,

Esta locomotiva é um gigantesco empreendimento (e sinal)  da nova realidade material global da “Eurásia” (China, Rússia, Índia, Iran, Turquia e Europa): uma realidade que o imperialismo dos EUA não quer aceitar e que nos poderá conduzir à uma terceira (a última e definitiva) guerra nuclear (via invasão da Ucrânia ou da Coreia do Norte). Vejam a noticia no jornal televisivo da Telesur no link:
 
https://www.youtube.com/watch?v=ouDE6Lth4OI
Como os leitores poderão deduzir,  minha intenção era iniciar um dialogo com os amigos sobre o significado e o sentido deste novo empreendimento material na nossa historia contemporânea.  Mas fiquei surpreendido quando meus amigos me comunicaram que não tinham visto essa noticia na televisão, nem lido nos jornais, nem escutado nas rádios, ou nos seus computadores pela internet.
Dado que li e vi essa noticia nos meios informativos  europeus (de língua inglesa, The Guardian, The Telegraph e de língua espanhola, El País) e América Latina (Telesur), voltei ao computador e fui procurar pela informação nos websites de jornais e revistas brasileiras. Lamento ter de revelar que, depois de uma hora procurando a noticia, não a encontrei em nenhum meio de informação/desinformação do Brasil.
Assim, darei aos leitores de Novas Pensatas algumas informações básicas sobre um acontecimento que poderá ser, neste ano de 2015, um fator sumamente importante para o estabelecimento de um novo mundo (futuro): um mundo multipolar, regido por relações multiculturais, num sentido verdadeiramente democrático da palavra.
Aqui estão às notícias: o jornal televisivo Telesur informou que o trem chinês transportou 82 vagões cheio de mercadorias (das mais simples aos sofisticados carros de luxo) que pesavam mais de 1.400 toneladas. Telesur também informou que o trem Eurásico percorreu mais de 13.000 quilômetros durante 21 dias. Telesur também informou que a Alemanha já introduziu as necessárias mudanças no seu sistema financeiro internacional para que o intercâmbio comercial entre Europa e China seja realizado diretamente entre a moeda chinesa e o Euro (a moeda europeia) sem a mediação do dólar estadunidense.
A notícia do jornal El País, intitulada  “O trem ‘Yixinou’ abre uma linha direta de mercadorias entre China e Espanha” descreve os dados financeiros do intercâmbio econômico destacando as futuras vantagens comerciais e ecológicas para os dois países proporcionadas pelo gigantesco empreendimento.
O jornal The Guardian destaca a chegada na cidade de Madrí, capital da  Espanha, do gigantesco trem, depois da viagem "épica", que é a primeira ligação direta entre a China e a Espanha. A noticia intitulada A ferrovia de seda: trem de carga da China puxa pra cima o astral em Madrí, enfatiza que o prefeito da capital espanhola e ministro do desenvolvimento espanhol receberam o comboio ferroviário que inaugurou a rota mais longa do mundo de 8.111 milhas. A noticia explica que o trem partiu da cidade chinesa de Yiwu e cruzou os seguintes países: o Cazaquistão, a Rússia, a Bielorrússia, a Polônia, a Alemanha e a França antes de chegar no terminal de cargas na cidade de Abroñigal, na Espanha.
 O jornal The Telegraph observa que o teste desta longuíssima viagem foi bem sucedido, abrindo a possibilidade de uma rota regular entre a China e a Espanha, em 2015. No artigo intitulado “A mais longa viagem de trem do mundo termina em Madrí”, o jornal enfatiza que o comboio que deixou Yiwu no leste China em 18 de novembro concluiu sua viagem em Madrid, 20 dias mais tarde. Indica que “a rota da seda” China- Madrí foi concebida como um teste para ver se é viável e pode agora abrir uma linha de carga normal no próximo ano. Assim, a nova rota China-Madrí iria aumentar significativamente o comércio mundial entre oriente/ocidente pois de acordo com os dados atuais, 80% deste comércio, tem circulado por via marítima devido as dificuldades de serviços ferroviários existentes.
Espero que as informações mencionadas possam ajudar o leitor a questionar e a buscar as razões porque a mídia corporativa do Brasil e dos EUA não querem informar sobre a nova rota de trem China-Madrí. Nem quer informar sobre como a existência da aliança Eurásica contribui para acelerar a decadência da hegemonia do dólar ianque, do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial e do Federal Reserve Bank, os pilares financeiros fundamentais da ditadura do Imperialismo dos EUA sobre o resto do mundo.
Em resumo, diante desta nova realidade, desejo para o ano de 2015 que os homens de boa vontade ajudem a promover o desenvolvimento de um mundo multipolar, multicultural e melhor para a humanidade: um mundo que tenha o poder de expulsar o domínio unidimensional, ditatorial, tirânico e terrorista do imperialismo dos EUA sobre os povos e as nações pobres do planeta terra.


2 comentários:

Joelma disse...

Uma pena ter ocorrido este problema com esta matéria, porque ela (COMO TODAS AS DO dR.Jorge) é muito embsada, clara e bem escrita.

Anônimo disse...

Joelma,

Obrigado pela mensagem solidária: além de ser um excelente estímulo para seguir escrevendo contra a corrente do que predomina e domina atualmente na nossa sociedade.

Um grande abraço

Jorge