segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Premier grego reconhece vitória da oposição nas eleições


O primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, reconheceu a derrota nas eleições legislativas disputadas neste domingo e parabenizou a coalizão de esquerda Syriza, liderada por Alexis Tsipras, pela vitória nas urnas.
  
Samaras, que lidera o partido Nova Democracia, disse que respeita a decisão do povo grego, mas permanecerá pronto para exercer um papel decisivo no futuro. Sete partidos terão representantes no Parlamento grego, entre eles o neonazista Amanhecer Dourado.
  
Durante a campanha eleitoral, o Syriza propôs a renegociação de grande parte da dívida grega e o fim de medidas de austeridade. Segundo projeção oficial, o Syriza deve ter entre 149 e 151 cadeiras no parlamento.
O partido postou em seu Twitter que "a esperança venceu" e que deve fazer mudanças.
  
Mais cedo, Tsipras disse se inspirar no primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, para mudar o país. "Eu não conheço Renzi pessoalmente, mas as nossas equipes entraram em contato e a nossa sintonia é natural. Vamos mudar a Europa porque a austeridade está estrangulando a todos", destacou Tsipras. 


Um comentário:

Joelma disse...

A Vitória da Esquerda na Grécia é um dos grandes DESPERTARES neste século em que a Luta de Classes inicia uma nova etapa de seu processo após a tentativa da deseogilização por parte da burguesia, visando isolar e/ou aniquilar o Materialismo Histórico e todo o pensamento de Marx!
Contrariamente, se leres o "Velho" vais constatar que a cada dia que passa, mais ele está coberto de razões. Quem ler "O Capital" e outras obras dele vai encontrar a etapa atual descrita.
Outra coisa é essa de dizer que ele (Karl Marx) está defasado porque viveu em outra etapa... Pôrra nenhuma disso, ele queimou etapas e profetizou os tempos em que vivemos.
Em outras palavras: MARX VIVE!!!!!