quarta-feira, 22 de setembro de 2010

E o palhaço o que é?

Palhaço era ladrão de mulher! Agora é de voto mesmo!
Certa vez atribuiu-se a Charles de Gaulle, então presidente francês, a frase: “O Brasil não é um país sério”. Sempre achei que ele tinha razão, mas outro dia ao ler que o ridículo comediante Tiririca estava liderando a contagem dos votos de São Paulo em todos os tempos (vejam bem, em todos os tempos), sendo também, pelas projeções o deputado mais votado do país conclui que o general presidente da França tinha razão absoluta.
Palhaçadas à parte, assistimos hoje uma disputa presidencial entre a defesa do indefensável por parte dos governistas e a tentativa de um golpe eleitoreiro a partir de escândalos por parte da oposição. Ridículo! Por outro lado, Romário sendo um dos mais votados entre os eleitores do Rio de Janeiro, famosos e popozudas se candidatando por aí afora às dúzias.
O pior de tudo é que quem pensa que com isto está anulando o voto (como nos tempos do “Cacareco” ou do “macaco Tião” (1) está plenamente enganado. O seu voto está a reforçar algum “candidato real” cuja possibilidade de defender alguma plataforma, seja lá qual seja inexiste. Note-se o slogan de Tiririca que é “Pior que tá, não fica”. E o pior é que vai ficar pior mesmo!
Nem preciso me estender muito no assunto. A questão está aí, claramente exposta. Que se candidatem ainda vá lá. Mas que se elejam? E expressivamente... Aí é que pega! E nos faz pensar seriamente que este não é mesmo um país sério.

(1) Durante a ditadura as pessoas, expressaram seus votos em animais do zoológico como forma de manifestar seu repúdio ao regime de então, anulando o voto ainda escrito à mão. Foram os casos acima citados que tiveram uma grande representatividade.

8 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Pelos fatos, é inegável que De Gaulle pegou a essência da vida política brasileira.

Jonga Olivieri disse...

E como!

Eliana BR disse...

Pior é que sempre pode ficar pior.
"Nao" ao voto nulo!
beijos,
Eliana

Jonga Olivieri disse...

Pelo jeito que as coisas andam não tenha dúvida! As coisas vão piorando!

André Setaro disse...

A perspectiva com Dilma é sombria. Um passo para a ditadura.

Jonga Olivieri disse...

Não sei o que é pior! Por isto voto NULO com a consciência tranquila de não estar ajudando a eleger ninguem... Já que não acredito em nenhum deles!

André Setaro disse...

Plínio de Arruda Sampaio afirmou, em recente debate televisivo que, se eleito, faria a opção preferencial pelos pobres. E, apontando os outros três candidatos: "Meus colegas aí vão fazer a opção preferencial pelos ricos."

Plínio é um homem sério, intelectual, que pensa na transformação da sociedade brasileira, mas, infelizmente, um boi voar é mais plausível do que Plínio ser eleito.

Jonga Olivieri disse...

Os "nanicos" teem feito promessas, mas com um grave equívoco: não se pode transformar "radicalmente" uma sociedade dentro e com os instrumentos dela mesma.
Plínio tem boas intenções, mas tanto o PSOL como os demais partidos estão fora desta realidade quase que óbvia.
Isto, fora o PCB que exibe a foice e o martelo, logotipo superado pelo tempo e por sua associação com a extinta URSS stalinista e fora de moda.
Pode ser que um dia haja uma transformação social, mas a meneira como vai ser realizada é uma incógnita.
No entanto, posso afirmar que jamais será pelo voto como o conhecemos hoje.
Aliás aprofundo um pouco este assunto nas minhas Pensatas de amanhã.