sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Crimes hediondos

“Médicos pesquisadores do governo dos Estados Unidos infectaram intencionalmente nos anos 1940 um grupo de 696 cidadãos da Guatemala com gonorreia e sífilis para a realização de estudo sobre a eficácia de medicamentos. A denúncia foi feita por Susan Reverby, pesquisadora do departamento de estudos de saúde da mulher da Faculdade Wellesley, estado de Massachusetts.” (1)
....
Quê que é isso minha gente?! Falou-se tanto dos crimes nazistas usando cobaias humanas... E aparece uma notícia dessas?
Imagino o quanto foi disseminado este tipo de experiência aqui no quintal dos Estados Unidos ao sul do Rio Bravo. Quantos de nós americanos fomos exterminados por estadunidenses em suas pesquisinhas?!
Ficam apenas as perguntas no ar.

(1) Texto extraído do UOL (01/10/2010 - 11:17 Daniella Cambaúva Redação)

6 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Li esta notícia ontem na FSP online e me choquei profundamente com a maldade e frieza nela incluídas. Como bem observado por ti, digna de comparação aos experimentos nazistas (o ovo da serpente).

André Setaro disse...

A assiduidade que tinha em "Novas Pensatas" diminuiu com o recesso pelo qual passou nos últimos meses. E também por ter tido uma semana atribulada. Assim, somente agora li o 'post' anterior a este, 'Crimes de guerra'.

Há um filme, "O Jardineiro Fiel", do brasileiro Fernando Meirelles ("Cidade de Deus"), que mostra a exploração dos africanos pelas indústrias farmacêuticas. O filme é uma denúncia forte nesse sentido. E bem realizado.

Remédio, na minha opinião, somente deveria ser tomado em ocasiões especiais. Basta dar uma olhada nas farmácias para entender o fascínio que elas exercem num povo lavado cerebralmente pela mensagem que o induz ao consumo. As emissoras de televisão abertas costumam introduzir, DENTRO dos programas, anúncios comerciais, principalmente de remédios para emagrecer, para funcionamento intestinal, vitaminas milagrosas, etc.

A 'máfia branca' tem um elo fantástico, e que tem uma das pontas na relação entre os próprios médicos e os laboratórios. A maioria dos médicos sempre exige que você faça tal e qual exame num determinado laboratório.

Jonga Olivieri disse...

Isto mesmo, é muito frio e cruel!

Jonga Olivieri disse...

Somos mesmo vítimas dos experimentos médicos a todo instante.
Mas inocular o vírus de uma doença como a sífilis em outros para ver no que dá, é horrível!
E pior ainda usar povos mais pobres, como no caso de africanos ou guatemaltecos.
E nós, não teremso sido vítimas disso e não sabemos?!

Eliana BR disse...

Que horror!

Jonga Olivieri disse...

Um horror mesmo!