domingo, 17 de outubro de 2010

De um domingo ao outro

Bem, esta semana não tive tempo mesmo de postar uma pensata sequer. Mas a verdade é que não tive tempo mesmo. Cheguei a pensar numa, cujo título seria “Segundo turno” e começava dizendo: “Quem será que ganha? Dilma Serra ou José Roussef?”. Sim, porque acho que a semelhança entre os pretendentes ao “cetro” se nivela pelo mais profundo de suas mediocridades.
Mas sigo falando sobre eleições neste simulacro de democracia que faz o povo acreditar que ela exista. O certo, porem, é que não pode ser o Serra. Até porque não é possível imaginar o PSDB de volta ao poder na atual conjuntura. Seria um retrocesso!
O que está claramente exposta é uma manipulação de pinça aos votos religiosos. Vide o “santinho” distribuído pelos tucanos enaltecendo Jesus... E o mais surpreendente é que 300 mil anos após o surgimento do Homo Sapiens ainda exista tanta força na religião. É a prova de que a humanidade em pleno século XXI ainda continua tão primitiva quanto naqueles idos, pois no meu entender, religião seria um assunto superado pelo progresso da ciência que derrubou tudo o que elas defendiam... E o pior: continuam a defender com suas devidas e oportunistas adaptações.
Mas não, a espécie continua a se agarrar a deuses, ou pior ainda a um deus único. E com o agravante de que, se no início era pela total ignorância do que acontecia ao seu redor, hoje a crença em poderes “superiores” é o fruto de organizações mafiosas que lhes impõem continuar acreditando neste “conto de fadas”. Prova de que a ignorância ainda domina a mente das pessoas.
O resumo da ópera é que a manipulação “espiritual” dos votos está clara.
Mas existem outras formas de fazê-la. Vejam a imagem acima (para amplia-la, clique nela). A manipulação já começa com a inversão no título. No quadro de um conhecido diário paulista, o correto seria se escrever: “Dilma sofreu maior baixa entre o evangélicos no Datafolha”. Da forma que está escrita induz ao raciocínio de que a queda foi nas pesquisas como um todo e não (no caso) entre os evangélicos. Alem disso na ilustração dos resultados da pesquisa colocam Serra em primeiro na ordem de leitura da esquerda para a direita. Apesar de que sutilmente ele está um pouco mais abaixo os índices numéricos estão no mesmo plano. O que tambem confunde os leitores.
E vejam bem, dona Marina que é “crente” citou até o termo “satanização” em recente pronunciamento sobre as eleições. Ridículo! E o mais grave é que as polêmicas em torno de religião estão no tema aborto. Ora, é sabido que o Brasil é um dos países mais atrasados do mundo na questão. E que um incontável número de mulheres morrem em consequência do aborto ilegal, este sim o que deveria ser combatido através da legalização.
Para finalizar, não me permito ser contra as pessoas manifestarem suas crenças. Apenas critico a impossibilidade que isto representa para a evolução da humanidade que prova estar se modificando muito pouco ao longo dos séculos e das evidências dos avanços e conquistas da ciência. Continuamos uns primatas!

6 comentários:

André Setaro disse...

Estou, nesta eleição, entre a cruz a e espada. Serra, do PSDB, não voto, Dilma, que considero um robô, também não voto. O que posso fazer? Anular meu voto?

Concordo com você, quando diz: "Para finalizar, não me permito ser contra as pessoas manifestarem suas crenças. Apenas critico a impossibilidade que isto representa para a evolução da humanidade que prova estar se modificando muito pouco ao longo dos séculos e das evidências dos avanços e conquistas da ciência. Continuamos uns primatas!"

Jonga Olivieri disse...

Pela situação è indicado que anule o voto.
Eu, apesar de tudo vou votar na Dilma para barrar o Serra (lide FHC e sua quadrilha).
Infelizmente é o voto útil... Ou seria inútil?

Ieda Schimidt disse...

De fato a religião estar no centro de polêmicas neste 2º turno foi para mim uma surpresa inesperada, e tu tem toda razão quanto ao atraso que isto representa.

Jonga Olivieri disse...

Sim, é quase como sentir-se novamente na Idade Média.

maria disse...

Estive longo tempo ausente de comentários neste blog.
Primeiro porque viajei, segundo porque você se afastou dele por muito tempo.
Mas fiquei feliz de reencontrar esta pensata e outras. Faço os comentários a partir daqui.

Jonga Olivieri disse...

Bem vinda Mary...