domingo, 10 de outubro de 2010

Pensatinhas de domingo

Morreu em um zoológico na África do Sul, aos 52 anos, Charlie o “chimpanzé fumante”. Detalhe: a vida média da espécie é de cerca de 40 anos. O porta-voz da entidade, Qondle Khedama afirmou que o animal morreu apenas devido à idade avançada. Os antitabagistas radicais estão caladinhos... Hehehe!

Infeliz a declaração do Sr. da Silva no tocante à oposição de alguns jornais à candidatura da dona Dilma acusando-os de se comportarem como “partidos políticos”. Ora, na Europa os órgãos de imprensa assumem abertamente os seus candidatos preferidos. Aqui, o Estadão fez sua opção, enquanto os outros se manifestaram de forma indireta para um lado ou outro. Não é por aí Lula...

Só para atualizar, segundo o site icasualties (1), o número de soldados invasores mortos no Afeganistão superou (e muito) os do ano passado inteiro --de 521 no total. Em 2010 já alcançou os 572. Somente entre as tropas estadunidenses as quedas passaram de 317 para 375. E olha que ainda faltam alguns meses para o ano terminar.

As abstenções no primeiro turno destas últimas eleições totalizaram 24,6 milhões. Um recorde e um caso a pensar, pois acabou em terceiro lugar na contagem geral, à frente de Marina Silva. A abstenção quase vai para segundo turno, não é mesmo?

E por falar em Marina, a coisa está meio cinza entre ela e a reacionária direção dos verdes. Estes não gostaram dos comentários sobre o “apetite por cargos” e do apoio a Serra. Não lhes agradaram tambem as declarações dela sobre a possibilidade de neutralidade no segundo turno. O que eles se esquecem é que Marina teve os seus votos não por causa do partido, mas dela. Para alem disso, o “nanico” PV foi um fiasco em todas as outras áreas não elegendo sequer um governador ou senador (2) e ficando em 12º lugar na nova composição de deputados federais.

O governo “comunista burocrata stalinista” chinês, na verdade a segunda maior economia capitalista do mundo, não está nada satisfeito com a premiação de Liu Xiaobo com o Nobel da Paz. Afinal ele é um ferrenho e atuante dissidente do jurássico regime totalitário naquele país e encontra-se preso a cumprir uma pena de 11 anos de reclusão. Apesar de ser uma premiação questionável (3) o acontecimento é uma batata quente nas mãos dos governantes chineses.

Com Serra na reta final desta última etapa das eleições, surge novamente o fantasma das “doações” de estatais aos grupos monopolistas do capital “nacional” e internacional... Principalmente agora com a anunciada maior participação de FHC em sua campanha, a hedionda criatura que doou a lucrativa Vale do Rio Doce e tantas outras empresas a preços de banana. Vade retro. Espero que seja apenas um “fantasma”!

E o aborto? Os dois “finalistas” são a favor, mas ambos se declaram contra, tendo em vista captar votos do eleitorado religioso. Será que voltamos à Idade Média?

(1) Para consultas, acessar www.icasualties.org
(2) Até o PSOL elegeu um senador pelo Amapá.
(3) O prêmio já teve Henry Kissinger entre os seus agraciados...

4 comentários:

André Setaro disse...

Coitado de Charlie! Mas a vida é assim mesmo.

Jonga Olivieri disse...

Afinal, viveu muitos anos a mais do que a média dos seus semelhantes.
E fumando pra caramba!

Ieda Schimidt disse...

O reacionarismo do “verdes” é notório. Aliás esta cor já marcou e manchou a história do Brasil com os Integralistas do famigerado Plínio Salgado apoiando o III Reich! E Marina não fica longe, pois suas posições políticas também são duvidosas. Vide o seu vice.
Quanto à questão do aborto é absurda pois a sua legalização seria a única forma de evitar as mortes pela prática indevida e clandestina da operação. Principalmente nas classes menos favorecidas. Uma atitude eleitoreira e hipócrita dos dois candidatos.
E FHC? Uma imposição da cúpula do PSDB frente à derrota de Serra. Mas Serra que não gosta de ouvir ninguém, teve que abrir as pernas neste segundo turno. Concordo contigo, FHC é um espectro mesmo.
Mas, como se diria, o macaco está certo!

Jonga Olivieri disse...

É, o macaco está certo!