sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Agora, falando sério


Lancei o slogan (foto ao lado), para deixar muito claro que a repressão a fumantes, em particular os de cigarros, é uma atitude preconceituosa e fascista que alcança atitudes extremas neste exato momento pelo qual passamos.
Será que as indústrias fabricantes não se lembram que era “lindo” fumar? Que Humphrey Bogart, James Dean, Frank Sinatra, Lauren Bacall, Judy Garland ou Rita Hayworth –só para citar alguns– viviam pousando, sempre e invariavelmente com um “cigarrinho” pendurado no canto da boca?
O fato é que o “lindo” transformou-se em “feio”... E a perseguição às vítimas da propaganda, bombardeada de forma massiva nos corações e mentes de milhões dos inocentes “consumidores de sonhos e ilusões”, que, não mais que de repente viram-se apanhados em uma “arapuca” sem saída.
Por isso desenvolvi algumas mensagens como a do maço de cigarros acima. Ao usá-las, divulgo, sempre que as exponho, um novo tipo de mensagem para que se pense o quanto a classe dominante nos manipula... O quanto na maioria das vezes, somos conduzidos a não pensar.

6 comentários:

Joelma disse...

Fantastique!
E você leva este maço pros lugares?

Jonga Olivieri disse...

Claro que sim Jô... A intenção é esta mesmo.
Eu nem fumo(ava) cigarro. Não trago, e até prefiro uma cigarrilha...
Mas gosto de provocar a repressão imposta da forma "fascistóide" que tem sido!!!

Mário disse...

Muito bão! Como posso conseguir um?

Jonga Olivieri disse...

Mário, vou postar o original. Aí é só imprimir, cortar e colar em cima da horrível propaganda anti tabagista no maço!

André Setaro disse...

Brilhante ideia! Fantástica! Com esta postura, você defende a liberdade, a livre manifestação do homem em relação às suas idiossincrasias. Pode parecer exagero, mas tenho sido humilhado, e fico até constrangido em fumar em alguns recintos nos quais, por ao ar livre, o cigarro é permitido. As pessoas, no entanto, olham-me de esguelha, de soslaio, com ar de nojo. Está havendo uma lavagem cerebral bem ao estilo do fascismo.

Parabéns pela ideia e muito obrigado. Fez-me bem ver isso.

Jonga Olivieri disse...

É o que me revolta. Sei disso porque minha mulher fuma cigarro e sofre do mesmo tipo de pressão!
Há uma série de "mal comidas" senhoras que chegam (no meio da rua!) a balançar as mãos frente ao nariz e olham para o fumante de forma "inquistória"...
Por isso mesmo voltei a fumar cigarro nas ruas. Tipo: 'hay gobierno? Soy contra!".
Outro dia fiquei com um cigarro apagado no metrô, e ninguem pode proibir de se levar um cigarro APAGADO. Mas aas pessoas olhavam para mim de forma estranha!