quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conflito na Síria, Estados Unidos, Israel e a omissão da ONU...


Recebi da Avaaz (1) o documento abaixo. Esta carta mostra o quanto Estados Unidos e Israel estão “agando e candando” para o povo sírio, desde que o governo não se oponha aos seus “mandos e desmandos” na região. Volto a insistir, Kadafi foi deposto porque desafiou abertamente os EUA ao tentar desvincular o dólar das negociações de petróleo da Líbia, como bem o provou nosso caro Professor Jorge Moreira em postagem publicada neste blogue. E, claro, não se alinhar aos “Nazi Sionistas” racistas e assassinos de povos que apenas desejam defender o seu solo invadido...

“Caros amigos,

É difícil relatar isso, mas até mesmo membros da Avaaz estão sendo torturados pelo regime monstruoso da Síria. Manhal* nos contou que foi detido em uma prisão secreta, onde removeram suas unhas dos pés e das mãos e eletrocutaram partes de seu corpo. "Eu vi a morte e fui torturado até quase morrer," ele nos contou. Mas se agirmos agora, podemos fazer do sacrifício de Manhal a última gota para o mundo se virar contra o regime de Assad.

Os observadores da Liga Árabe falharam em impedir a repressão brutal, mas a pressão sobre Assad está aumentando. A Avaaz recentemente publicou um relatório terrível revelando a escala das unidades de detenção da Síria, incluindo o que fizeram com Manhal. Se criarmos uma pressão global massiva agora, podemos forçar governos-chave a confrontarem os horrores citados nesse relatório e acelerarem o fim de Assad.

Assine a petição agora e quando chegarmos a 500.000 assinaturas, entregaremos-na junto com o relatório da Avaaz para a Liga Árabe e para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, exigindo que eles levem Assad até à Corte Penal Internacional para ser julgado por crimes contra a humanidade:

http://www.avaaz.org/po/arrest_syrias_torturers/?vl

A ONU já afirmou que houve crimes contra a humanidade na Síria. Agora o regime está lidando com mais uma onda crítica -- um pungente relatório compilado por corajosos ativistas sírios da Avaaz que delimita a relação final sobre esses crimes contra a humanidade terem sido cometidos por altos membros do regime de Assad. Nenhum outro relatório tem informações de alto nível que relaciona a tortura do regime nessa medida -- essa pode ser nossa melhor chance de fazer o mundo agir.
Todos nós tínhamos esperança de que a missão de monitoramento da Liga Árabe fosse impedir a violência, mas a missão foi comprometida e desacreditada. Apesar de testemunharem por conta própria os atiradores de Assad, os monitores apenas estenderam seu período de observação sem um pedido de ação urgente. Isso permite que países como Rússia, China e Índia impeçam as Nações Unidas de se mobilizarem. Enquanto isso, a defesa patética usada pelo regime para seus atos desprezíveis tem sido a de que o regime tem lutado contra uma insurgência terrorista, não um movimento pacífico por democracia. Mas relatórios como o da Avaaz expõem a mentira desse regime corrupto e cruel. Agora precisamos que o mundo seja testemunha dos horrores do regime.

O tempo pode se esgotar para Assad se criarmos uma onda ensurdecedora de pressão pública para promover a mudança. Vamos unir o mundo para exigir que o Conselho de Segurança da ONU leve o regime brutal sírio à Corte Penal Internacional e julguem-no por crimes contra humanidade. Assine agora e divulgue para todos:

http://www.avaaz.org/po/arrest_syrias_torturers/?vl

Por todo o mundo árabe, o poder popular tem derrubado ditadores e nossa incrível comunidade da Avaaz esteve no coração dessas batalhas pela democracia, furando o bloqueio da mídia imposto pelos líderes corruptos, empoderando jornalistas cidadãos, provendo ajuda emergencial vital para comunidades sob cerco, e ajudando a proteger centenas de ativistas e suas famílias dos bandidos do regime. Não vamos permitir que o sofrimento pela liberdade do Manhal seja em vão. Vamos exigir que a ONU se mobilize imediatamente.

Com esperança e determinação,

Luis, Ian, Maria Paz, Ricken, Emma, Wissam, Heather e toda a equipe da Avaaz

* - “Manhal” é um pseudônimo para proteger a identidade do ativista.”

Mobilizem-se, façam alguma coisa, os tempos de hoje nos mostram a cada dia que passa que as mudanças “globais” dependem de nós mesmos. Parodiando uma frase de J. F. Kennedy: “Não perguntem o que o mundo pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo mundo”.

1. Avaaz, que significa "voz" em várias línguas européias, do oriente médio e asiáticas, foi lançada em 2007 com uma simples missão democrática: mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem.
A Avaaz mobiliza milhões de pessoas de todo tipo para agirem em causas internacionais urgentes, desde pobreza global até os conflitos no Oriente Médio e mudanças climáticas. O nosso modelo de mobilização online permite que milhares de ações individuais, apesar de pequenas, possam ser combinadas em uma poderosa força coletiva.

6 comentários:

Joelma disse...

Você situa muito bem a diferença comportamental da política externa dos Estados Unidos tanto no caso da Libia quanto neste da Síria.
A verdade é que Kadhaffi já era vizado pelo Império, tanto que fora bombardeado num passado nem tão distante assim.
Mas a situação da Síria é vergonhosa. Estão exterminando a população (as mortes já passarma de alguns milhares) e, como diz o seu título, a ONU se omite em tomar medidas mais enérgicas,

Jonga Olivieri disse...

A carta da Avaaz define muito bem essas sutilezas da história e do nazi Sionismo somado so Fascismo ianque...

Mário disse...

É necessário que se assine. É necessária uma participação de todos.

Jonga Olivieri disse...

Sem dúvida, Mário!

Anônimo disse...

Os Estados Unidos, desgovernados pela incompetencia de Obama e do peso do marketing político, em que só se tomam medidas, quando as pesquisa vão pesar a favor de uma decisão, está perdidão na Síria. Eles não sabem mesmo o que fazer.

Paulo André

Jonga Olivieri disse...

O pior é que sabem o que NÃO vão FAZER, isto sim.
Veja o caso do Irã... Ali eles só esperam uma escorregadinha de Ahmadinejad para entrar com "marines" armas e bagagens.
E o pior, se não forem, Israel não pensará duas vezes para lançar as armas que quer evitar que o Irã tenha (a começar por mísseis de longo alcance), mas que eles têm demais...
O maior perigo no mundo de hoje é o NAZI SIONISMO... Escreva isso!