domingo, 12 de agosto de 2012

Drops sortidos de domingo e uma sobremesa


Tenho pensado o quanto o PT, com o passar do tempo perdeu completamente o seu “disfarce” de partido de esquerda. Nesta quinta-feira postei aqui uma matéria sobre as atitudes austeras do governo de dona Dilma em relação ao seu comportamento nas negociações salariais de muitas categorias do serviço público federal. No tocante a professores em particular, esta é vergonhosa... E comparadas apenas às de Angela Merkel e Sarcozy.
O mais engraçado é que um dia desses, minha mulher, conversando com um parente, este alegou que isto tudo era uma balela, e que no caso de alguns professores que ele conhece, eles estavam muito bem remunerados, e blá, blá, blá. Acontece que os citados professores têm mestrado, doutorado e pós doutorado. Em outras palavras, compõem a elite do setor. O que me preocupa são os “mestres” da educação fundamental. E, claro, a grande maioria dos professores universitários que não possuem tantas especializações. A realidade é que estes tambem ganham muito mal.

 
A famigerada Rede “Grobo” está levando uma boa surra de sua concorrente, a Record, principalmente nos dias de jogos de futebol nas Olimpíadas. Agora eles estão vendo o que é ”bom pra tosse”. Sempre mantiveram o monopólio das transmissões em Copas do Mundo, Jogos Olímpicos, campeonatos brasileiros, corridas de Fórmula 1, etc.
As coisas mudam... E o pior: O feitiço pode virar contra o feiticeiro! E aproveito para relembrar: “Cala a boca Galvão!”.
 
 
Está a se comemorar o centenário de Jorge Amado, que teria chegado a esta idade na sexta-feira, 10. A data tambem lembra a obra do escritor, que se mantem viva até hoje. Jorge Amado escreveu mais de 30 romances, traduzidos para 49 idiomas. Foi militante comunista até se afastar do “Partidão” devido às atrocidades stalinistas, quando Krushev as denunciou. Porém, sempre manteve em sua obra a crítica às desigualdades sociais. Seus livros foram censurados e até queimados nas ruas, mas depois aclamados nas salas de aula e na Academia Brasileira de Letras, onde ingressou em 1961.
Particularmente eu me lembro de um sábado em Petrópolis em que meu pai encontrou o escritor no restaurante “Copacabana”, onde almoçávamos, e ficaram a conversar por um longo tempo. Na juventude haviam sido amigos e companheiros de noitadas em Ilhéus. O “velho” sempre me contava suas farras no “Bataclã”, hoje badaladas devido à reprise da novela “Gabriela”; a qual não assisti nenhum capítulo porque detesto novelas.



O movimento Occupy Wall Street continua existindo e atuante, apesar da manipuladora grande imprensa burguesa omitir esta realidade. Se quiser notícias reais e atuais, acesse: http://occupywallst.org/ ou https://www.facebook.com/OccupyWallSt?ref=ts esta última no FaceBook.
Traduzi (desculpem prováveis falhas) alguns trechos de sua homepage, que mostram que, apesar das dificuldades eles estão vivos!
“A equipe de mídia do Occupy Wall Street é composta de indivíduos que vêm promovendo os esforços do movimento desde antes de 17 de setembro...
“... Em nossa equipe existem programadores, escritores, fotógrafos, designers gráficos que criaram alguns dos mais consagrados símbolos da mídia do Occupy os quais incluem o “Nós somos os 99 por cento”, blogue (selecionado como "Microblog do Ano" em 2012), OccupyWallSt.org (a principal fonte de informações para nos conectar)...
... Precisamos de investimento tanto para compensar as pessoas que trabalham com esse esforço, como para tornar a operação sustentável, pelo menos, pelos próximos dois anos. Estamos buscando financiamento para maximizar a lista de e-mails que temos vindo a construir (através da compra de um sistema de banco de dados), para arrecadação de fundos, envolvimento e financiamento de ações diretas. Gostaríamos de criar uma cooperativa de trabalho dos membros da equipe envolvidos nas três equipes. Vamos continuar a comercializar e promover o movimento Occupy a pessoas nos Estados Unidos, bem como conseguir um local para nos organizar. Quando o movimento Occupy Wall Street terminar, vamos distribuir os recursos financeiros restantes em organizações comunitárias, com base nas cinco comunidades que participam ativamente...”


Acompanhei com certa regularidade os Jogos Olímpicos de Londres. Apesar de estar com diversos trabalhos e pouco tempo disponível, o fato de trabalhar em casa fazia com que volta e meia arranjasse um tempinho para assistir alguma prova, principalmente de atletismo que considero a verdadeira Olimpíada.
Sim, porque este negócio de “ping-pong” ser elevado a “tênis de mesa” e estar entre os esportes olímpicos é uma profunda falta de respeito ao Olimpo e seus deuses, ali devidamente entronados...
Talvez nas próximas consigam inserir “bolinhas de gude”. Quem sabe “pique bandeira”. Ou ainda “queimado”. Brincadeira? Não duvide...


 
E por falar em Olimpíadas, como foi sofrida esta soma de medalhas para o Brasil. Acontece que os esportes em que o país é mais forte, em geral são os últimos a terem revelados os seus ganhadores. Até anteontem, por exemplo, ainda somava duas de ouro, duas de prata e oito de bronze, totalizando 12 e ocupando a colocação de nº 28 (1).
Somente neste sábado o Brasil conseguiu chegar a um total de 15 medalhas (2), sendo três de ouro. O que o colocou em 21º lugar, alcançando um recorde em todos os Jogos Olímpicos; melhor do que em Atenas e Pequim, com totais de 10 e 15 medalhas respectivamente.
Acontece porem, que no país do futebol, perder neste esporte é terrível. E mais uma vez o Brasil não conseguiu o tão decantado “ouro olímpico”. Perdeu para a brava seleção mexicana, inspirada por heróis como Zapata e Pancho Villa; bem melhores do que Tiradentes, uma espécie de “Jesus Cristo tropicalista”...
Mas esta foi efetivamente a Olimpíada do jamaicano Bolt, o seu carisma, e o fato de que ele desbancou algumas pretensões estadunidenses!


 
Minha campanha pelo VOTO NULO, ainda não teve o momento do seu grande teste. Em parte porque ainda não tive disponibilidade de tempo para sair por aí, com a camiseta –como fiz na campanha contra os anti-tabagistas fascistas– e realmente poder ficar “zanzando” à espera de reações pró e contra. Mas assim que o fizer postarei aqui o resultado.
O que tenho notado é que as pessoas confundem cidadania com “votar”. É difícil, principalmente para o pequeno burguês entender que o sistema não é este e que o voto não reverte para ele e sim para os financiadores das campanhas, suas “falcatruas e cambalachos”.



Bem, para terminar que tal uma Mousse de abacate com limão? A receita é fácil.
Ingredientes:
Um abacate (manteiga), uma lata de leite condensado, Gotas de limão, Limão para decorar.
Modo de preparar:
Coloque no liquidificador o abacate, o leite condensado e as gotas de limão e bata bem por uns 2 minutos.
Quando já estiver bem batido colocar em um recipiente e decore com fatias de limão.

E... Bom domingo!


1. Veja todas as colocações do Brasil desde que começou a participar das Olimpíadas em Antuérpia na Bélgica (1920) no link abaixo:


2. Uma outra está garantida no domingo (hoje), pois ainda haverá a disputa final no vôlei masculino. Não se sabe se a de ouro ou a de prata.

8 comentários:

Nun'Alvares disse...

Ainda deves estar a dormir no Brasil. Como cá são mais de oito horas, mando-te esta mensagem para dizer-te que achei muito gira esta tua Pensata de Domingo. De facto, aos retalhos ficou muito interessante.
Para nós portugueses, a situação nos Jogos Olímpicos é bem pior, pois estamos a amargar um 68º lugar com apenas uma Medalha de Prata. É torcer por alguém na Maratona Masculina de hoje. Quem sabe possamos ter um bónus à altura de Rosa Mota?
E um bom domingo para ti!

Jonga Olivieri disse...

Como acordo com as galinhas, e às vezes, como costumo dizer: acordo as galinhas, aqui estou eu para lhe responder, caro Nuno.
Aliás, uma coisa que estou para lhe perguntar faz algum tempo é se Nun'Alvares é o seu nome ou um pseudônimo, visto que você é homônimo do famoso herói português da Idade Média.
Quanto aos "drops", se for procurar em postagens anteriores encontrará várias. Mas fazia algum tempo que não publicava neste formato, que tambem me agrada muito.

André Setaro disse...

A diversidade das observações dá à pensata do domingo um sabor variado e bastante informativo. Jorge Amado, se vivo, 100 anos. Nasceu no mesmo ano de minha saudosa mãe e, também, em Ilhéus. Nosso avô, Durval, era muito amigo do pai dele. Toda noite ia à casa de nosso avô ficar conversando até o sono chegar.

Gostei de sua campanha pelo voto nulo. Mas você não tinha dito ter se filiado ao PSOL?

Jonga Olivieri disse...

Sim. E meu pai era conhecido dele. No entanto não sabia desta amizade de nosso avô Durval com o pai dele. Na verdade Durval (o patriarca) era uma pessoa boa e dizem sempre bem dele. Recordo-me que, quando garoto, passei por Ilhéus com meu pai, indo para Salvador e ele consertou um brinquedo meu.
Aliás, você sabia que assisiti então num cinema de Ilhéus, “Matar ou Morrer” de Fred Zinneman? Nunca me esqueço disso, pois quando o revia, aquelas cenas do relógio me remetiam a Ilhéus.
O PSOL, de todos estes partidos aí, ao lado do PCO e do PSTU são os possíveis de algum entendimento. Mas de uns tempos para cá, justamente o PSOL começou a fazer uma série de alianças “estratégicas” decepcionantes em alguns estados, o que me deixou decepcionado com ele. Aliás, nunca cheguei a votar nele, pois desde 2002 venho anulando sistematicamente o meu voto. Continuarei assim... Portanto aderi de vez à campanha do Voto Nulo.

Joelma disse...

O Brasil praticamente já garantiu a medalha de ouro no voulei masculino o que vai nos deixar com 16 medalhas, sendo que 4 de ouro.

Neste caso o Brasil sobe de 21º para 17º lugar.

Joelma disse...

Me enganei. Não deu ouro!
Só nos resta comemorar o Dia dos Pais com uma 'mousse de abacate' de sobremesa!
O 'caviar' deixa pra eles!

Jonga Olivieri disse...

Uma amiga, a Angela passou um e-mail comentando:
"Obrigada pelas 'pensatas', pelas informações e pela sobremesa.. Beijoca e ótimo domingo dos pais.. :)"
É isso aí Angela. Obrigado...

Jonga Olivieri disse...

Um amigo meu, que não vou revelar o nome porque se o deesejasse assim teria comentado aqui me passou um e-mail que achei interessante quanto a esta postagem:

"... O futebol, como a religião, é opio do povo.

Estamos de acordo: a mascara (disfarce) do PT como partida de esquerda vai se derretendo aos poucos.

Gostei muito da informação sobre o movimento Occupy Wall Street. É muito importante.


Eu também li os romances (os bons e os maus) de Jorge Amado escritor comunista stalinista que depois tornou-se amigo do populismo, terminando nos braços amigos
do fascista ACM, conhecido como o famoso criminoso,Toninho Malvadeza.

Gostei do mousse de abacate e da camisa “eu voto nulo”. Eu também.

O abuso sexual de menores na Igreja é a mais contundente afirmação da maxima: “o rei está nú”. O Vaticano, o Opus Dei, os Legionarios de Cristo etc. são todas organizações depredadoras de menores de pais enganados. O caso do fundador dos Legionarios de Cristo, Marcial Maciel Degollado,o cura mexicano, amigo de papa
polaco, é um dos mais absurdo exemplos recentes..."