domingo, 16 de junho de 2013

Algumas pensatas de domingo...


Obama tirou definitivamente a máscara. O episódio de espionagem telefônica e na internet mostra a que ponto chegou o nazifascismo nos Estados Unidos.
Na quarta-feira (5), o jornal britânico The Guardian publicou documentos mostrando que uma ordem judicial secreta autorizou a NSA (National Security Agency) a obter dados de telefonemas de clientes da Verizon, uma das maiores operadoras de telefones dos EUA. No dia seguinte, novas revelações mostraram que o programa era muito maior, atingindo outras operadoras e até empresas na internet.
Obama disse que o programa de espionagem de escutas telefônicas e correspondências na web conta com o apoio de parlamentares dos dois partidos, e que o Congresso foi informado sobre o andamento do programa. Além disso, ele afirmou que as ações são supervisionadas por juízes federais.
Obama pode ter enganado alguns por algum tempo. No entanto, desde antes de sua primeira eleição, este blogue já alertava (1) que ele é um grande embuste!


Na fachada foi conservado o nome do cinema…
Maravilhosa a nova Livraria Cultura no Rio de Janeiro. E o mais importante: localizada na rua Senador Dantas em pleno centro da cidade, no local onde ficava o cinema Vitória, respeitada plenamente a memória da saudosa sala de projeções que marcou época durante mais de quarenta anos.
Acompanhei suas obras durante todo o tempo, quando por ali passava. Mas fiquei surpreso ao adentrar o recinto e deparar de cara com o belo painel em bronze da sala de espera. E o seu tamanho e organização nos três andares amplos e confortáveis. Porque durante muito tempo aquele espaço foi abandonado, tendo sido aproveitado como garagem e até mesmo dormitório de mendigos.


Violência da polícia na repressão em São Paulo


Cerca de 60 pessoas foram detidas antes mesmo do início do ato de protesto na quinta-feira, entre eles alguns jornalistas.
Questionado sobre o abuso de policiais, que jogaram bombas de “efeito moral” e revistaram pessoas que nem mesmo participavam da manifestação, o governador Geraldo Alckmin disse que o governo não tem “nenhum compromisso” com os erros cometidos por policiais. “Não temos nenhum compromisso com o erro. A polícia tem corregedoria, então será apurado qualquer abuso que tenha sido cometido”, disse. “Se houver um abuso isolado, isso vai ser rigorosamente apurado”, declarou.
Os ataques de policiais contra manifestantes ocorridos no centro de São Paulo ontem receberam atenção da mídia em diversos países. Nos Estados Unidos, a rede de TV CNN afirmou que "ao menos cem pessoas ficaram feridas e mais de 120 foram presas nos confrontos violentos, ocorridos exatamente um ano antes do início da Copa do Mundo, na capital financeira do Brasil". Na França, a agência de notícias AFP afirma que a confusão aconteceu "a três dias da abertura da Copa das Confederações".
O New York Times foi além e disse que "os protestos veem em um momento delicado para os líderes políticos, que lutam com as preocupações quanto à alta inflação e ao lento crescimento econômico enquanto tentam promover o Brasil como um destino seguro e estável (2), antes da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, que ocorrerão lá".
O espanhol El País afirmou que a polícia de São Paulo "perdeu o controle". A publicação também destaca o fato de que sete jornalistas da Folha de São Paulo ficaram feridos no protesto e que outros foram detidos, um por porte de vinagre (substância que atenua os efeitos do gás lançado pelos policiais).
No argentino Clarín, o título destaca a continuidade do movimento: "Continuam os violentos protestos em São Paulo pelo aumento da tarifa do transporte público". O venezuelano El Universal estampou uma foto em que um policial aparece atirando contra uma multidão.

É... O povo brasileiro acordou mesmo! Manifestantes protestaram no acesso ao estádio Mané Garrincha neste sábado. O grupo se posiciona contra a realização da Copa do Mundo no país e alega que o dinheiro utilizado para a realização do Mundial poderia ser usado em educação e saúde. A construção do estádio em Brasília, por exemplo, consumiu cerca de R$ 1,5 bilhão dos cofres públicos.
O movimento, começou pacificamente, mas houve uma correria e tumulto por volta das 13h30m. Controlados pela Tropa de Choque, os manifestantes passaram a chamar a atenção dos torcedores que estavam na fila para entrar no Mané Garrincha.
Como a proximidade entre manifestantes e torcedores era muita, a cavalaria da polícia entrou em ação para dispersar os participantes da marcha. A ação, no entanto, provocou efeito contrário. Parte dos manifestantes passou a jogar água nos cavalos, que acabaram por esbarrar tanto em quem protestava quanto em quem estava na fila para entrar no estádio. Foi o momento mais tenso do protesto.
Os policiais chegaram a usar 15 bombas de efeito moral para dispersar a manifestação. Um dos manifestantes foi atingido por uma bala de borracha disparada por um policial durante o confronto. O jovem foi atendido pelo Corpo de Bombeiros que estava no local.
Na linha de protesto (sem violência) os manifestantes também tentaram "cooptar" policiais que cuidavam da segurança. "Você aí fardado, também já foi roubado", gritavam.
  
Aliás, a presidente Dilma Rousseff foi muito vaiada momentos antes do início da abertura da Copa das Confederações. Anunciada pelo alto-falante do estádio, ela fez caras de poucos amigos e limitou-se a dizer uma única frase no microfone.


Isis Valverde e Fabrício Boliveira em cena de Faroeste Caboclo


Faroeste Cabloco é uma excelente produção... Apesar da Globo Filmes... Dirigido por René Sampaio, que, segundo ele mesmo, tinha o projeto de ver um filme sobre a música de Renato Russo, e achou uma coincidência estar participando do projeto.
“Todo mundo que ouviu a música naquela época ficava imaginando que aquela história daria um filme. Calhou que eu me tornei diretor e pude levar o projeto adiante. A ideia é fazer um filme fiel à letra do Renato...” declarou René, que ainda descreveu o filme como uma "tragédia grega".
A música conta a história de João do Santo Cristo (Fabrício Boliveira) que deixa a Bahia em busca de uma vida melhor e parte para Brasília em busca de seu sonho. Lá, ele conhece Maria Lúcia (Isis Valverde), por quem se apaixona e sonha viver um futuro melhor, mas o envolvimento dele com o tráfico de drogas passa a colocar tudo em risco.
O elenco conta tambem com Felipe Abib, Antonio Calloni, Cesar Trancoso e Marcos Paulo.

1. Publiquei muitas postagens sobre Obama, como por exemplo em “O que esperar de Barack Obama?” no dia 16 de janeiro de 2009: http://novaspensatas.blogspot.com.br/2009/01/o-que-esperar-de-barack-obama.html

2. No Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e outras capitais, alem de cidades como Niterói, houve grandes manifestações populares, e em muitas delas a repressão foi violenta.


4 comentários:

André Setaro disse...

Não gostei, ao contrário de você, de ''Faroeste Cabloco''. Mas gosto muito da Livraria Cultura, embora 'coisas' distintas. A manifestação Passe Livre transcende, claro, o aumento das passagens, e revela uma insatisfação bem-vinda.

Joelma disse...

Por acaso já fui à Livraria Cultura, que apesar de não chegar aos pés da de São Paulo, constitui-se (ao lado da Travessas) numa das melhores do Rio.
"Faroeste Caboclo", o Setaro que me desculpe mas também achei um dos melhores filmes ionais que assisti.
As vaias da Dilma são não somente merecisas, como momento por que passa o povo brasileiro!
E Obama? Acompanho desde o início suas críticas e restrições. E digo mais: você tinha toda razão....

Misael disse...

E hoje, no Rio, especificamente no Maracanã, mais protestos e repressão policial com bombas de gás.
Só que o motivo ainda eram os preços das passagens.

Mário disse...

A manifestação realizada neste domingo no acesso ao Maracanã teve prisões e a presença de policiais dentro do metrô atirando bombas. Cerca de 1.000 pessoas se reuniram próximo ao estádio antes do jogo Itália e México para protestar contra o alto custo de vida nas cidades-sedes da Copa do Mundo e o aumento da passagem de ônibus.
A polícia reforçou suas tropas à noite para evitar confusão na saída dos torcedores que assistiram ao jogo.
Torcedores que não participaram da confusão acabaram sofrendo com o choque entre polícia e manifestantes. Várias pessoas chegaram ao estádio com lágrimas nos olhos e amedrontadas em virtude do gás lançado pela PM no entorno.
A verdade é que a população está insatisfeita de forma geral com tudo o que acontece na política.