domingo, 9 de junho de 2013

Drops de domingo




Lembro tanto de Scarlet Moon de Chevalier (foto), no que provavelmente foi o primeiro talk-show da televisão brasileira, ainda no início dos anos 1970... Seu jeito irreverente, as longas pernas a balançar intensamente, seu ar blasé, um charme inesquecível naquela beleza exótica e pouco comum.
Personagem famosa nas noites do Rio dos últimos 40 anos, a jornalista e escritora morreu na madrugada da última  4ª feira, dia cinco, aos 62 anos, na sua residência, aqui no Rio. Há cerca de dez anos sofria da Síndrome de Shy-Drager, uma doença degenerativa que ataca o sistema nervoso, de tratamento difícil e cura improvável.
Lamentável... Mas, o que fazer? É o curso das coisas! Deixou saudades...



A auditoria das últimas eleições presidenciais da Venezuela, realizada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), foi encerrada nesta 6ª feira, informou a imprensa oficial.
"O processo de verificação foi encerrado com um resultado equivalente a "erro zero", com uma coincidência de até 99,98% dos comprovantes revisados", afirmou a estatal Agência Venezuelana de Notícias "AVN". "Este dado indica que a soma dos comprovantes de voto contrastados com as atas de apuração coincidiram em 99,98%", completou a fonte.

O processo de revisão das eleições foi iniciado no último dia seis de maio em três ciclos de dez dias cada um, sendo que o último foi finalizado nesta 6ª feira. Amanhã, as autoridades do CNE deverão apresentar um relatório para explicar os resultados.

A auditoria foi solicitada pelo ex candidato  da oposição à presidência, Henrique Capriles, que não aceitou o resultado eleitoral que deu como ganhador o governista Nicolás Maduro por uma pequena vantagem de 1,49% (225 mil votos).





Li a notícia de que o Brasil irá financiar a melhoria do ensino superior na África. Tudo bem, uma causa nobre, mas... E aqui, cuméqui fica? Recentemente havia lido tambem que apenas três universidades brasileiras constavam entre a 10 melhores da América (Latina). A USP em segundo, a UFRJ em oitavo e a UFMG em décimo.
Acho que, pelo menos de vez em quando, poderíamos olhar para o próprio umbigo!




A Casa Branca reconheceu nesta 5ª feira que monitorou milhões de clientes de telefonia fixa e móvel da operadora Verizon, a segunda maior do país. O governo justifica a ação dizendo que é "uma ferramenta muito importante para proteger o país de ameaças terroristas".
O reconhecimento acontece horas após o jornal britânico "Guardian" informar que a justiça estadunidense emitiu uma ordem confidencial, a pedido da Agência Nacional de Segurança, pedindo que as ligações de milhares de usuários da Verizon fossem monitoradas.
A revelação deverá ser motivo para novas críticas ao presidente Barack Obama, que em maio reconheceu que grampeou telefones da agência de notícias Associated Press.



Os jornais e telejornais (matutinos) de 6ª feira (07/06) descreveram, com imagens fortes, as cenas ocorridas na véspera em São Paulo, onde manifestações contrárias ao aumento dos preços das passagens de ônibus e metrô causaram grandes congestionamentos na cidade.
“Caos, fogo e depredação”, destaca o Estado de S.Paulo. “Confronto e vandalismo”, registra a Folha. O Globo informou que, além da capital paulista, também houve protestos no Rio, em Natal e em Goiânia pelo mesmo motivo, organizados pelo Movimento Passe Livre.
Como sempre, há divergências quanto ao número de participantes: os porta-vozes do movimento contaram 3.000 pessoas, a Polícia Militar calculou a multidão em 2.000 e a Guarda Civil Metropolitana acredita que a aglomeração não passou de mil. As imagens exibidas pela televisão mostravam que, na Avenida Paulista, o grupo era signativamente numeroso.
No dia seguinte, os manifestantes ocuparam a pista local na marginal Pinheiros, em São Paulo (sentido rodovia Castello Branco), após bloquearem as duas faixas da avenida Faria Lima e tambem voltaram à Paulista. A Força Tática jogou bombas nos manifestantes, que até então faziam um protesto pacífico e sem incidentes. Uma fotógrafa foi ferida na cabeça por estilhaços dessas bombas.
É... O povo revoltou-se!!!


3 comentários:

Joelma disse...

Eu também A-DO-RA-VA a Scarlet Moon.

Mário disse...

As recontagem dos votos na Venezuela foi a tentativa de mais um golpe por parte da direita local com apoio do imperialismo

André Setaro disse...

A notícia da morte de uma pessoa conhecida tem se tornado, atualmente, rotina. Não sei se é por causa do tempo que passa 'voando', e, com isso, estar ficando velho. A vida é cruel, trágica, absurda, um 'non sense'.
Bom, seu 'noticiário' de hoje.