sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mais um capítulo do “caso Snowden”



O governo nazimperialista do Estados Unidos persegue Edward Snowden incansavelmente. No entanto, o Equador concedeu um salvo-conduto a ele, que permanece retido há dias no aeroporto de Moscou (a Rússia não tem acordo de extradição com os EUA), para que possa viajar para Quito, revelou o canal estadunidense de televisão em língua espanhola Univisión.
 
O ministro de Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, afirmara na 2ª feira (24) que o governo estava analisando a solicitação de asilo político feita pelo ex consultor da CIA. Quito considera o caso do estadunidense, acusado de vazar informações secretas dos EUA, uma “situação de liberdade de expressão e de da segurança dos cidadãos do mundo”.

De acordo com os dados denunciados por Snowden, a Agência de Segurança Nacional teve (e continua tendo) acesso a milhões de registros tnão só elefônicos como aos de servidores de gigantes da Internet, como Microsoft, Yahoo!, Google e Facebook. O fundador do Wikileaks, Julian Assange, também solicitou asilo ao Equador, mas não conseguiu ainda viajar para o país sul americano. Ele permanece asilado na embaixada do país em Londres, na Inglaterra. Agências de notícias russas haviam dito que Snowden poderia viajar para Cuba ou Venezuela, após escala em Moscou.

O governo Obama advertiu o Equador nesta 5ª feira de que haverá "graves dificuldades" nas relações bilaterais, se Quito conceder asilo ao ex-analista de inteligência foragido. Mais cedo, Quito subiu o tom da discussão, classificando de "instrumento de chantagem" um acordo tarifário com Washington, do qual o Equador pretende se retirar de maneira "unilateral e irrevogável". Esse acordo expira em 31 de julho.

O grupo Wikileaks disse que ajudou Snowden a sair de Hong Kong em segurança. Em 14 de junho, a potência imperialista apresentou três acusações de espionagem e roubo de propriedade governamental contra ele e exigiram de Hong Kong sua extradição imediata.
Em sua conta no Twitter, o Wikileaks informou que "ajudou no asilo político" do ex técnico da CIA, "facilitando documentos de viagem e uma saída segura de Hong Kong rumo a um país que o aceitasse". Em um texto divulgado no domingo pelo Wikileaks também no Twitter, Assange afirmou que a acusação apresentada pelos EUA contra Snowden "está destinada a intimidar a qualquer país que possa estar considerando defender seus direitos".

Ontem, ninguém sabia do paradeiro do Snowden. Julian Assange disse que ele está em lugar seguro. Como, em Moscou, ninguém viu o jovem que virou o inimigo número um do governo Obama, não se sabe sequer se ele está realmente na Rússia ou em outro país. É um total mistério.

11 comentários:

Joelma disse...

É o Assange 2.

Anônimo disse...

O presidente Barack Obama negou ontem que os EUA tenham a intenção de interceptar um vôo para capturar o ex-agente da inteligência americana Edward Snowden.

Que prepotência deste presidentezinho de merda.....

Tavim

Misael disse...

Qual a diferença entre Bush e Obama? Eu juro que não sei!

Mário disse...

Edward Snowden revelou para o mundo o totalitarismo do governo dos Estados Unidos. Algo semelhante à Alemanha nazista. Uma permanente invasão da privacidade e total desreipeito às liberdades individuais.
O termo "naziimperialista" neste caso é perfeito!

Jussara disse...

Lonnie Snowden, o pai de Edward Snowden falou hoje que o filho está disposto a retornar ao país na condição de não ser preso antes de ser processado e obrigado a manter silêncio.

Anônimo disse...

Gente, Obama é de um cínico, um filha da puta (desculpem a baixaria!

O que qui ele foi fazer na África?

Um "negro de alma branca"!Nem Pelé é pior do que ele!!!!!

Vladimir

Anselmo disse...

Obama está querendo visitar Mandela, mas o povo e até autorides sulafricanas assim não desejam!

São opostos um do outro.....

Anônimo disse...

Horripilante este nazismo dos dias atuais, disfarçado de uma "democracia" que nunca existiu 'in factum'......

Adelino

Cantídio disse...

E Obama foi à África do Sul pensando em encontrar Mandela, que não tem NADA a ver com ele! Muito pelo contrário!

Anônimo disse...

CA-NA-LHAS!

Ernani disse...

Li que o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden ao presidente do Equador, Rafael Correa, que o país recuse asilo a Edward Snowden.
Os Estados Unidos pediram sua extradição para que seja processado por espionagem.
Ele está na área de trânsito do aeroporto de Moscou e pediu asilo ao Equador.