terça-feira, 11 de junho de 2013

O povo vai às ruas


Só para lembrar... O povo está nas ruas protestando. Um sinal de que o Brasil desperta de seu sono profundo em “berço esplendido”...

Ontem, manifestantes e policiais militares entraram em confronto no centro do Rio durante um novo protesto contra a elevação das passagens de ônibus. Trinta e uma pessoas foram levadas para a delegacia, nove delas menores.

Houve tumulto, com manifestantes atirando pedras e cascas de coco contra PMs --que utilizaram bombas de “efeito moral” e spray de pimenta.

O comércio fechou as portas e houve correria entre as pessoas que saíam do trabalho, por volta das 18h30. A manifestação no Rio foi a segunda em menos de uma semana --a primeira, sem confronto com a polícia, havia sido na quinta-feira passada. Foi convocada nas redes sociais.

As passagens de ônibus no Rio aumentaram de R$ 2,75 para R$ 2,95 no último dia 3.  No ato de ontem, todas as pistas da av. Presidente Vargas, principal via de acesso da zona norte ao centro, foram fechadas.

Uma hora depois, já estavam liberadas, mas por volta das 21h houve novo confronto quando manifestantes tentaram se reunir novamente e seguir para a delegacia.

O ato de protesto começou com grupos diferentes, reunidos nas proximidades da Cinelândia e da Central do Brasil.

Houve correria. Pessoas que deixavam o trabalho tentavam se abrigar em lojas e restaurantes, que fechavam as portas. Para conter os manifestantes, a polícia lançou bombas.

Os manifestantes correram em direção ao camelódromo da rua Uruguaiana e à Saara, áreas de concentração de comércio popular no centro, e se misturaram com aqueles que saíam do trabalho, escapando dos policiais.

Os 31 detidos foram levados para a 5ª Delegacia Policial. Os menores foram liberados. Até as 22h30, 22 pessoas continuavam detidas.


6 comentários:

Joelma disse...

Gostei muito de: "o Brasil desperta de seu sono profundo em “berço esplendido”..."

Misael disse...

Aliás, hoje (11 de junho) teve mais confusão em São Paulo e no Rio.
Realmente o povo brasileiro está começando a protestar.....

Mário disse...

Olha só essa: um grupo de manifestantes entrou em confronto com a Polícia Militar ao tentar invadir o terminal Parque Dom Pedro 2º, na região central de São Paulo. Jogaram pedras e placas de trânsito contra os PMs, que responderam com bombas de gás lacrimogêneo e sprays de pimenta.
Ao menos dois ônibus foram incendiados pelos manifestantes e vários outros que estavam no terminal foram pichados por um grupo que conseguiu entrar no local. Houve correria.

Cantídio disse...

É importante lembrar que os protestos de ontem foram os mais violentos, a repressão 'baixou o pau' e têm mais de 10 presos

Jussara disse...

Moro na rua Auguste e neste momento estou assistindo o MAIOR PAU entre a polícia e manifestantes! Só vendo!!!!!

Anônimo disse...

SEGUNDO RUMORES FORAM MAIS DE 100 (CEM) FERIDOS EM SÃO PAULO!