domingo, 24 de novembro de 2013

Pensatas de domingo




Podemos afirmar que os antigos dirigentes do PT até 2005 (quando foram afastados em virtude do escândalo do “Mensalão”) se degeneraram bem antes do início do governo Lula, e que, de “socialistas” não tinham mais nada há algumas décadas.
Dirceu se integrou ao regime da ”democracia” burguesa no Brasil (em pleno governo do general Figueiredo), quando a partir de 1979 na companhia dos sindicalistas do ABC, fundou o PT rejeitando a tese Marxista do socialismo científico, advogando a implantação do social reformismo no país para executar as “reformas necessárias” para desenvolver um capitalismo mais dinâmico e “avançado socialmente”.
Genoino rompeu com o PCdoB em 1980, após participar da guerrilha do Araguaia, para empreender a fundação do PRC que viria a se dissolver no PT no início da década de 1990 como tendência “Democracia Radical”. O projeto programático do PRC nunca foi revolucionário, apesar da formalidade nominal, quando ganharam a prefeitura de Fortaleza em 1985, elegendo Maria Luiza (que depois viria a romper com Genoino) e governaram para favorecer os empresários locais.
Mas se Dirceu e Genoino já há muito tempo não representam os interesses sociais do proletariado, executando no governo central do PT uma plataforma neoliberal em sintonia com as oligarquias dominantes, nem por isso “merecem” ser encarcerados pelo principal foco da reação política no Brasil, a fascistizante aliança entre o Partido da Imprensa Golpista (PIG) e os sinistros ministros do STF. Se foram presos, e isto deve ficar absolutamente cristalino, não foi em função do crime de corrupção, no caso específico do “Mensalão” cobrança de comissões de grandes empresas prestadoras de serviços para o estado desviadas para o “caixa 2” do PT, foram submetidos a este dantesco circo midiático da reação em razão de seu passado, e o mais importante, para depurar o PT e ajudar a impor no partido uma nova direção totalmente “afinada” com o governo Dilma.
Não é demais lembrar que Dirceu seria o candidato do PT à presidência da república em 2010, quando foi “abatido por fogo amigo” na crise do “Mensalão”. Agora as hienas do PIG comemoram as prisões dos dirigentes do PT como um símbolo no marco histórico da “moralidade pública”, como se não fossem apenas uma quadrilha de corruptos e sonegadores associados aos piores traficantes e bandidos capitalistas deste país.
Na verdade, porem, Dirceu, Genoino, etc, veem a ser mesmo presos políticos deste regime, uma “democracia” dos ricos, que assim como o antigo regime militar é apenas a forma política como se apresenta institucionalmente a ditadura do capital.
E o “Mensalão mineiro”, bem como o do “Propinoduto” Tucano, como é que ficam?

2 comentários:

Joelma disse...

Bom, o Genoino já está na casa da filha...

Mário disse...

O PT est´pagando o preço de ser prisioneiro de um sistema eleitoral que favorece a corrupção. Alem do mais seu "projeto" PRI aguçou esta tendência.