domingo, 18 de maio de 2014

Pensatas de domingo, Rede Globo e alienação



A desinformação generalizada, ou melhor dizendo: a “informação” destorcida e/ou parcial dos fatos continua a olhos vistos por parte da grande mídia, mormente a televisiva, quanto a acontecimentos da vida política no país e no mundo.


Esta semana, fui testemunha ocular de um destas manipulações por parte da Rede Globo, no caso, a GloboNews, canal fechado, noticioso do complexo televisivo.


Durante a transmissão de uma passeata (pacífica) contra a realização da Copa do Mundo em São Paulo, no momento em que, repentinamente começou uma manifestação violenta, de forma tão repentina quanto esta, o canal, esquecendo tudo o que acontecera anteriormente, passou a enfatizar apenas a dita “violência”, ficando por longo tempo a narrar com detalhes os chamados “atos de vandalismo”.


Na verdade, é habitual a famigerada rede de televisão agir desta forma. A sua estratégia é ater-se apenas ao lado violento de quaisquer manifestações com a nítida finalidade de esvaziá-las, tornando-as tão somente formadoras de confusão e baderna; tentando fazer com que os telespectadores se esqueçam por completo que aquela concentração começara de forma pacífica.


Uma maneira de alienar o público, colocando-o contra ações –mesmo que pacíficas– por parte das massas. E para tal, mentem, destorcem e criam situações com a finalidade de manipulação da informação.


O exemplo postado abaixo, alias, é bastante ilustrativo de tudo o que falei acima.


Nenhum comentário: