domingo, 3 de maio de 2009

De resfriados e outras doenças

Confesso que eu não sei por que cargas d’água o diabo da gripe não foi logo batizada de Mexicana. Vieram com a tal Gripe Suína, que acabou tendo que mudar para Gripe A, porque causou uma confusão danada que provocaria um verdadeiro desastre na indústria e na comercialização de carnes de porco.
O fato é que a Espanhola, em 1918 vitimou, segundo alguns, precisamente 60 milhões e segundo outras fontes entre 20 e 100 milhões de pessoas ao redor do planeta. Inclusive o contingente brasileiro que seguia para a Grande Guerra e pereceu em costas d’África sem nem chegar à Europa. Ironias da história!
Mas porque uma foi Espanhola e a outra não pode ser Mexicana? Bom, já que nasceu, ou pelo menos se expandiu a partir daquele país, nada mais lógico e menos confuso do que isto. O fato é que agora, e apesar de estar a se transformar em pandemia, a tal Gripe A parece não ser tão resistente a medicamentos quanto se alardeou no seu início. Foi mesmo a omissão e a incompetência do governo daquele país em tratar adequadamente a questão.
Será que não passou de um mero resfriado mariachi? Só o futuro dirá...

Televisão aberta é um martírio, uma aberração, algo que não se consegue chegar a alguma conclusão que não seja a de que a “TV é o crack do povo”. Fora um ou outro telejornal, quase não se consegue assistir o que vai à sua volta. Chega-se à conclusão que trata-se de uma doença grave; sem cura.
Mas eis que ao assistir o novo programa de auditório da Adriane Galisteu, que tá bem... não é essa coisa toda, mas pelo menos dá para ficar frente ao aparelho televisivo, algo muito difícil, mormente em programas do tipo. Não sei se pelo carisma da apresentadora, bem menos chata do que os chatões em seus domingões, mas o fato é que “Toda Sexta” (é o nome do programa), é algo que dá para rir e passar o tempo sem certas baixarias do tipo aviõezinhos de notas de vinte reais e coisas do gênero.

E a doença do sistema? Possibilidades de melhora ela não tem lá muitas. O problema maior é o antídoto que foi semi-destruído pela história no decorrer do século XX.
O ponto central é que o capitalismo vem se esgotando desde algumas décadas. Mas o desastre provocado pelo stalinismo atrasou em pelo menos uns 50 anos as possibilidades de uma retomada dos debates em cima das propostas de Marx, para além das camadas herméticas da intelectualidade acadêmica. Algo muito grave mesmo, pois a máquina de propaganda do capitalismo e das classes dominantes soube muito bem aproveitar a contradição gerada pelo próprio regime burocrático que se dizia (note-se: se dizia) seguidor de suas ideias. Concretamente, seria o momento de evoluir propostas, um século e meio depois de Marx, e, a partir da realidade atual do capitalismo, chegar a parâmetros reais para saídas possíveis em nosso dias.
Enquanto isto, vamos assistir o sistema tentando se reciclar a partir do nada, e, não encontrando um obstáculo à frente tentar respirar um pouco, muito embora o seu fôlego venha a ficar cada vez menor quando conseguir vir à tona neste afogamento inevitável. Novamente... ironias da história!

Mas a mais estúpida de todas as doenças está bem ao nosso lado, em Brasília. Nosso Parlamento insiste em mordomias e outras atitudes que achincalham o povo brasileiro. E o pior de tudo é que agora ficaram claros os reflexos deste mal crônico no Poder Judiciário. Vade retro!

8 comentários:

Eliana BR disse...

Oi Jonga,
obre a Gripe Suina ou Mexicana ( ou Americana ou Canadense, segundo as ultimas noticias), vale a pena ler o excelente artigo de Mauro Santayana republicado por Clara Lopez no blog www.linhadepesca.blogspot.com
Um beijo de domingo,
Eliana

Jonga Olivieri disse...

Pôxa, acabara de fazer alguns comentários no seu blogue e me deparo com este seu (tipo bate pronto no futebol) no meu.
Vou ler o artigo recomendado.

Ieda Schimidt disse...

Não sei não. Esta tua afirmção de que é apenas um resfriado! Eu tenho cá as minhs dúvidas.
Quanto ao velho Marx, dou-te toda razão. O que aconteceu na URSS atrasou muito, qualquer debate sobre marxismo. Vai demorar muito tempo até que se possa retoma-lo.
Doençs. Doenças de tempos difíceis.

André Setaro disse...

Achei exagerada a cobertura da imprensa mundial sobre a tal gripe do porco. Será que é uma maneira de esconder assuntos mais sérios?

Jonga Olivieri disse...

Talvez, quem sabe. Eu me refiro ao fato de já terem divulgado que o vírus é muito mais sensível aos medicamentos.
Já sobre Marx, é isso aí...

Jonga Olivieri disse...

Só o futuro dirá, caro André.
Mas que a imprensa aproveita tudo para omitir os assuntos mais incômodos, lá isso é uma verdade mesmo!

maria disse...

Você tem razão sobre a pior das doenças. Os políticos no Brasil estão abusando da boa fé do povo.
Agora, Adriane Galisteu?

Jonga Olivieri disse...

Como eu disse, não é que ache o programa dela bom. Apenas dá para assistir, o que é alguma coisa pelo menso.