domingo, 20 de dezembro de 2009

Pensata de domingo

O último a sair, apague a luz
A conferência em Copenhague para controle dos gases que poluem a atmosfera, provocando o chamado efeito estufa, e, consequentemente limitando as possibilidades da existência de nós mesmos – humanos – à sobrevivência é uma prova de que a sociedade, como um todo, não está a enxergar a gravidade do problema, atendo-se a discutir pormenores sutis entre países ricos e “emergentes”, cotas, e outras banalidades, que, na realidade estão a encobrir uma grande farsa.
Desde Kioto os Estados Unidos fogem das suas responsabilidades. Acontece que eles e a China (dita emergente) são hoje responsáveis por mais de 40% das emissões desses gases em todas as suas variações e modalidades. E ambos estão a fugir em assumir qualquer medida que impeça o crescimento do problema. Um problema real, claro, evidente, tendo em vista a própria reação da natureza às transformações que a humanidade pós-revolução industrial tem-lhe causado.
Alguns alegam que as mudanças climáticas são um ciclo natural, que já aconteceram em outras épocas, etc. Mas mesmo que sejam fenômenos naturais, sem dúvida a mão do homem agrava a cada instante que se passa. E a tão aguardada presença de Obama, resultou apenas numa encenação fraca e pouco convincente. A coisa ficou pro ano que vem. Se for deste jeito, vai se empurrando com a barriga e...
O fato é que certos países, notadamente alguns insulares que estão a desaparecer rapidamente não podem esperar. E com razão. Se deixar para depois alguns deles não existirão mais na próxima reunião. Além deles, outros, não reconhecem o acordo e as conclusões da cúpula. Em outras palavras, tá feia a coisa. Em outras ainda, pimenta no dos outros é refresco.
Conclusão: o capitalismo em pouco mais de dois séculos conseguiu transformar a Terra num planeta inóspito, à beira do extermínio das espécies animais que necessitam do equilíbrio ecológico para sobreviverem em seu solo.

6 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Foi tudo ridículo.
Bilhões jogados fora para uma mera encenação.
E como disseste não estão levando a sério o perigo.

André Setaro disse...

Pensatas bissextas e, apenas, aos domingos, quando não alguma extraordinária no meio da semana. E, enquanto isso, a Terra se queimando por conta do capitalismo selvagem, como bem denuncia o autor deste blog.

E, por falar nisso, o calor, aqui na Bahia, está insuportável. Viva o ar condicionado!!

Jonga Olivieri disse...

Parece uma brincadeira. De péssimo gosto, por sinal.

Jonga Olivieri disse...

Tenho postado pouquissimo, mas pelo menos continuo. Vamos ver se no ano que vem as coisas melhoram neste sentido.
Aqui já esteve muito quente (antes do verão), mas melhorou. Apesar de que ligar o ar tem momentos que é preciso.

Stela Borges de Almeida disse...

Conseguindo apenas ler a Pensatas de Domingo depois das reuniões do FSM, que tem sido de pegar fogo. Só para dizer que estou sempre por perto segue um trecho do Marcelo Gleiser ontem na FSP, vc. deve ter lido, mas..."Durante a abertura da cúpula de Copenhague, os líderes dos quase 200 países presentes assistiram um vídeo com crianças do mundo inteiro pedindo que façam algo para evitar um futuro apocalíptico de desertos e mares invasores. Pela primeira vez na história, a humanidade tem um inimigo comum, qua afeta a todos: ela mesma. As decisões que tomamos hoje irão definir o mundo amanhã. Espero que sejamos sábios o suficiente para nos derrotar e vencer a guerra"

Acho bom desligar o ar condicionado, já desliguei o meu...

Jonga Olivieri disse...

Sim Stela, somos inimigos de nós mesmos. Ou será a ganância de alguns poucos a prejudicar a maioria com suas ambições ilimitadas?
A busca do ser humano pelo "vil metal" transcende a sua própria sobrevivência. E isto é assustador.