quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Pensatas para um dia qualquer

Só para resumir, enquanto a gente anda por aí sem tempo nem para escrever, em Brasília sobra tempo para esconder dinheiro em meias e cuecas. Infelizmente hábitos deste tipo estão a se tornar tão comuns quanto a impunidade geral que os acompanha.
Não é moralismo falar de gestos tão imorais. Mas é contra qualquer moral existente em cada um de nós, acompanhar o noticiário que os cerca já prevendo uma grande pizza no seu final. E dizer que o país melhorou posições no ranking das nações mais corruptas! Acho quase inacreditável acreditar nisso.
Mundo afora, a crise em Honduras, quem diria, acabou sabe-se lá onde. Quem teria razão? Difícil até dizer, mas o fato é que os Estados Unidos, na calada da noite conduziu o golpe e manteve sua posição na republiqueta de bananas (1) até o final. E desta vez sem precisar recorrer a militares, sejam os seus ou os de ninguem. O fato é que Zelaya não reassumiu e fim de papo.
Também os estadunidenses, por intermédio de ato de seu presidente (dito “progressista”) chegará aos 100 mil soldados em sua nova “santa cruzada” no Afeganistão. Com uma promessa de sair de lá a partir de 2011. Acredite... Se quiser! Também a data foi estipulada em seu início, mas em nenhum momento especificou quando será retirado o último.
Aí eu penso se pode ser transmitida ou passada alguma notícia boa durante a última semana, e juro que não me lembro de nenhuma. Teem algumas mais corriqueiras, algumas menos importantes, mas parece que a mídia fica em cima dos escândalos, da violência e das desgraças alheias. Além das fofoquinhas das “celebridades”, claro. Isso é que dá audiência às TVs, ou aumenta a leitura de jornais e revistas.

(1) Aliás, Honduras é a origem do termo...

4 comentários:

André Setaro disse...

E o mensalão do DEM? José Arruda, que já tinha renunciado ao Senado por ter violado o seu painel eletrônico, faz do governo de Brasília uma verdadeira casa da Mãe Joana. O grande problema do Brasil é a impunidade. Rouba-se à vontade e tudo fica por isso mesmo. Alguém ainda se lembra os 'atos secretos' de José Sarney? A imprensa não fala mais nada.

Lembro de 'Os miseráveis', de Victor Hugo, que conta a tragédia de um homem que vai preso e sofre o diabo por ter roubado apenas um pão.

No Brasil, se você tem dinheiro pode roubar a seu bel prazer e também matar. Contrata bons advogados e o processo se estende 'ad infinitum'.

Ieda Schimidt disse...

Tua observação procede: ou seja não se tem boas notícias. É difícil comentarem sobre alguma. Difícil mesmo.

Jonga Olivieri disse...

Hummm! É tudo demais.
Mas, creia, o caso de Os Miseráveis pode acontecer aqui... E por causa de um pão, ou uma maçã.
Os pobres neste país não sofrem de impunidade, como os ricos. Pode crer.

Jonga Olivieri disse...

Quase impossível se encontrar boas notícias...