quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Violência e imprensa

Um tema sempre me vem à cabeça quando estou a ler alguma notícia na internet que fala sobre tiroteios e assaltos em São Paulo, tanto na capital quanto no interior. Domingo parei numa manchete de um portal paulista que me tornou curioso em ler a matéria, pois dizia respeito a um tiroteio em pleno shopping na cidade de São José dos Campos, pois, aparentemente, achamos shoppings locais mais seguros. Na chamada, uma pessoa havia morrido e duas ficaram feridas.
Quando estava a ler a dita reportagem, aparece no meio dela o seguinte título-link para uma outra: “Morador é ferido por estilhaços em tiroteio no Rio”. Na hora, passou pela minha cabeça o fato de que paulistas não podem falar de sua violência sem não ter como deixar de citar o Rio de Janeiro. Sim, há uma campanha intensa por parte da mídia, principalmente a paulistana em querer provar que a cidade chamada maravilhosa é mais perigosa do que aquele paraíso da neurose.
Já foi provado que a cidade mais violenta do Brasil é São Paulo. Os índices mostram uma quantidade maior de assaltos e outras coisinhas que somadas a fazem ser a campeã na categoria. Mas eles não admitem esta realidade. Como são provincianos e “bairristas” ao extremo, competem com o Rio e suas belezas desta forma. É o tal negócio do: “em compensação...” E isto se dá nos jornais, em noticiários televisivos e tambem na web.
Acontece que os bolsões de miséria na capital paulista estão situadas na periferia. São raríssimas as inseridas na região urbana. No Rio é diferente. As favelas fazem parte da cidade. As classes dominantes criaram em torno de si uma forma prática de ter empregados a pouca distância, o que facilitava o seu acesso ao trabalho sem atrasos. O fenômeno remonta à época da colonização portuguesa.
Com o aumento do tráfico de drogas a violência alcançou essas populações tão próximas da elite. Em São Paulo, por serem longe, o tiro corre solto, a polícia entra e mata sem testemunhas. Fica por isto mesmo...
Não podemos esquecer que o que houve na capital paulista em 2007, quando uma facção entrou em ação, fechando a cidade inteira, ainda não aconteceu no Rio. Aqui os acontecimentos são setorizados nos locais em que o tráfico ou as milícias se concentram em maior escala. O resto é um trabalho da imprensa marrom paulistana a querer aumentar a violência no Rio de Janeiro. Não que não tenha. A péssima distribuição de renda, a miséria do país intensificou o ódio e a guerra em todas as grandes cidades do país.

2 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Eu sei que caso seja isto eles conseguiram.
Existe um pavor muito grande e generalizado pelo Rio de Janeiro. E de São Paulo quase não se fala.
Mas tuas palavras procedem. Li uma vez que SP é de fato mais violenta que o RJ.

Jonga Olivieri disse...

Inclusive a área violenta de São Paulo aumenta a cada dia. O número de assaltos medidos por tempo, idem
Aqui no Rio, a violência é cada vez mais restrita aos setores onde existem quadrilhas de traficantes e outros fatores que incitam a repressão por parte das forças policiais.
Está certo, assaltam turistas em Copacabana e Ipanema, mas isto é um fator que pode ser corrigido com um pouquinho de boa vontade e empenhos das "autoridades".