
A elite brasileira está a pagar o alto custo de uma desigualdade social que perdura desde os tempos de Colônia e existe até os nossos dias. Não nos esqueçamos que as favelas inicialmente foram criadas pelas classes dominantes com a finalidade de ter seus “serviçais” perto de seus empregos, obviamente as suas mansões. A princípio esta tática funcionou quando as contradições sociais ainda não haviam se agravado. Dos anos 1950 para cá, com a consolidação de um dos capitalismos mais selvagens no mundo isso tudo mudou radicalmente; e os serviçais começaram a ter uma visão diferente da do país feudal que sucumbia...
Será que após tudo o que ocorreu no Rio de Janeiro esta semana, continuarão seguras as realizações da Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos (2016)? Difícil decisão para que as coisas continuem a correr com a tranquilidade esperada.
E na Coréia? Afinal quem deu o primeiro tiro? Coincidentemente dois dias antes os estadunidenses denunciavam a existência de mais uma central nuclear na Coréia do Norte, para agravar a sua “preocupação” como xerifes do mundo...
E por que os sul coreanos estariam a realizar operações militares numa área de litígio entre eles e seus rivais do norte?
De minha parte condeno veementemente o regime totalitário (stalinista) vigente na Coréia do Norte. Outrossim não inocento os sul coreanos, satélites que são do governo dos Estados Unidos. De toda forma, fica a pergunta no ar.
O Rio de Janeiro transformou-se em um verdadeiro faroeste...