sexta-feira, 26 de novembro de 2010

De quem é a culpa de tudo isto?

Ou: “A Bósnia é aqui?”... Ou ainda: “Para onde vamos?”. Perguntas que nos fazemos a todo momento.
......
Copacabana, duas da madrugada. Três jovens de cerca de 18 anos saem do bar Alcazar na Avenida Atlântica e se dirigem –um tanto quanto trôpegos— em direção ao posto quatro para alcançar a Siqueira Campos. Riem relaxados, apesar de duros, pois o chope consumiu o dinheiro da suas mesadas. O mais curioso, até por causa da dureza, vão para casa à pé, via Tunel Velho e depois sobem a Real Grandeza, apesar de que de quando em vez apeiam no estribo de uma dos bondes que ainda trafegavam pelas ruas, antes de recolherem... Bonde? Vocês leram certo. Bonde!
Sim, bonde... A história é uma recordação de um Rio de Janeiro que eu vivi, cerca de 40 anos atrás, pois um dos personagens da historinha acima sou eu mesmo. Mas uma Cidade Maravilhosa onde se vagava deliciosamente pelas suas ruas. Mas que não existe mais nos dias em que vivemos esta cruel guerra urbana que tanto nos apavora porque nos mostra o quanto somos vulneráveis no fogo cruzado da polícia (exército e marinha) versus traficantes... A nos transformar em prisioneiros em nossas próprias casas, com medo de sair ou com a ida de alguem querido a qualquer local que necessite deslocamento, pois, neste momento somos vulneráveis aos ataques a veículos, sejam particulares ou coletivos.
O importante é que não devemos nos esquecer que o narcotráfico é uma escória que somente existe porque tambem existem clientes desesperados à sua procura... Afinal, quem é o culpado de tudo isto?

2 comentários:

Simey Lopes disse...

Tudo, ou pelo menos a maioria das coisas, que existe no mundo é baseado na teoria de oferta e consumo, se há oferta é porque há consumo, e se a oferta é aumenta, é porque o consumo exige mais produção.
Muitas vezes as prorpias pessoas que reclamam do alarde que esta o Rio, são as proprias que dão condições dessa situação se conservar.
Alguns podem dizer que a culpa é do sistema, mas o proprio só esta ai, porque alguem o criou, e alguem o alimenta, são as mesmas pessoas que tem a culpa do que dis seu texto.

Jonga Olivieri disse...

Simey, é este um dos pontos da questão.
Mas o problema inserido nesta delicada questão das drogas vai muito mais alem, quando nos voltamos para a questão de quem está por trás de tudo isto. Quando concluímos que os "peões" das drogas é quem no momento estão a ser visados. Está certo que são fundamentais para quem fica por trás deles, confortavelmente instalados em sua riqueza, da mesma forma ilegal e abusiva da dignidade da existência humana...