domingo, 20 de fevereiro de 2011

"Poemeu dos outros"

Neste domingo, a Pensata não será minha, mas o texto abaixo do Professor Jorge Moreira (1) e sua música reproduzida nesta postagem...
Musica cuja letra é um poema (ler ao final desta matéria). Daí o titulo em homenagem ao Millôr Fernandes, autor da frase “Poemeu dos outros”.

O poema “Alfabetunar” se encontra no meu livro “Memorial da Ilha e outras Ficções”. Foi publicado em português, espanhol e inglês. As três versões do poema estão localizadas respectivamente nas pags. 158, 159, 160 do livro).
Inicialmente, o poema “Alfabetunar” foi escrito para tratar de expressar indignação e resistência contra as guerras imperialistas dos EUA no Iraque e no Oriente Médio.

O titulo é uma mistura da palavra “Alfabeto” mais a palavra espanhola “betún” que significa betume em português (cobrir um lugar com betume, petróleo, asfaltar).
O poema está construído tomando como modelo a fórmula que os professores dos EUA usam para alfabetizar as crianças daqui. A fórmula mais generalizada (mais familiar) utiliza a música de Mozart (cuja letra é conhecida popularmente como “Tinkle, tinkle little star”), para facilitar o aprendizado do Alfabeto. Algumas vezes, utiliza-se a música dos Beatles “All together now” que é uma variação da mesma fórmula: A, B, C, D, Can I bring my friend to tea, E, F, G, H, I, J, I love you, etc.
Formalmente, “Alfabetunar” também produz uma variação sobre a mesma fórmula: como vocês podem notar, tomei as letras do Alfabeto (A, B, C, D, etc.) para iniciar cada frase do poema.
Mas “Alfabetunar também foi escrito para expressar indignação e repulsa pela ignorância e pela arrogância dos partidos políticos e da maioria das pessoas que vivem em USA e Europa.
Quem sabe ainda podemos alfabetiza-los politicamente, ou seja, mostrar para os alienados (os “Zombies”) o sistemático genocídio do imperialismo americano/sionista no oriente médio e em outras regiões do planeta e a sua relação com o modo de produção capitalista (“livre” mercado=liberalismo).
Quanto à música, ela foi composta misturando três estilos musicais, o samba/reggae (reggaetón), o rap e o coral de vozes (gospel?) no modo do grupo musical “Yes”, “Pink Floyd”, e outros grupos vocais dos anos 60/70.
A gravação foi realizada em Salvador Bahia pelos músicos Helson Hart e Jonga (2) Lima (meus parceiros na composição), membros do grupo musical "Sambatrônica". Os dois cantam e tocam a música. Helson. faz uma linha melódica no contrabaixo eletrônico (uma espécie de contraponto livre) enquanto o tecladista Jonga usa um mixador de sons eletrônicos para completar a textura musical.

Jorge Vital de Brito Moreira


http://catoverde-cmbryan.blogspot.com/ 

Clicar no link acima. Vai abrir um blogue... Depois clique no título da postagem "Alfabetunar". Vai abrir uma nova janela e clique em "play"...


Alfabetunar

Americanizam
Bíblias,
Cínicos,
Democratizam
Entre
Fosforescentes
Genocídios.
Hipócritas
Invadem
Jogando
Kilobombas:
Livre
Mercado.
Ninguém
Ousava
Pavimentar
Que
Republicanos
Sim
Torturam
Utilizando
Voz
Xenofóbica
Whisky,
Yate:
Zombies.

Alfabetunar

Americanizan
Biblias,
Cínicos,
Democratizan
Entre
Fosforescentes
Genocidios.
Hipócritas
Invaden
Jugando
Kilobombas:
Libre
Mercado.
Nadie
Osaba
Pavimentar
Que
Republicanos
Torturan
Utilizando
Voz
Xenofóbica
Whisky,
Yate:
Zombies.


Alphab(P)etroleum

Americanize
Bibles.
Capitalists
Democratize
Expanding
Fired
Genocides.
Hypocrites
Invade,
Jostling
Kilobombs:
Liberal
Market.
Nobody
Ought
Pave
“Quiet
Republicans”
Sinisterly
Torturing
Using
Voices
Xenophobically.
Whiskey
Yacht:
Zombies

(1) Jorge Vital de Brito Moreira é baiano e estudou Ciências Sociais na UFBa. Fez estudos de pós-graduação em Sociologia (México) e Literatura (EUA) onde recebeu o titulo de doutor (Ph.d) com uma tese sobre o escritor Antonio Callado.
Nos EUA, tem ensinado na University of California San Diego (La Joya), University of Minnesota, Washinton University, Lawrence University e University of Wisconsin.
Publicou ensaios (sobre diferentes escritores brasileiros e latinoamericanos), sendo autor colaborador do livro “Notable Twenty Century Latin America Women” (2001).
Em 2007, publicou na Bahia o livro “Memorial da Ilha e Outras Ficcões” romance e contos).
Atualmente escreve artigos e ensaios para o destacado diário www.rebelion.org de grande circulação em Espanha e América Latina.

(2) Olhai o meu xará aí! Tinha que ser na Bahia!

6 comentários:

Tupamaro disse...

Que maravilha o texto deste seu amigo, o Professor Jorge Moreira.

Joelma disse...

A letra de "Alfabetunar" (entendi ser do professor) é muito boa. A música, aguardo anciosamente!
E o professor é de fato um conhecedor da problemática abordada com tanta profundidade.

Jonga Olivieri disse...

Sim, a letra é tão boa que até significa algo sem amúsica.

Jonga Olivieri disse...

Significa sim Joelma. Mas pode clicar no link da música que você vai ouvi-la.

Moita disse...

Gostei. Mesmo entre os muros em que observo posso dizer que o Professor é um Senhor Professor.

Jonga Olivieri disse...

É isso aí. O professor Jorge Moreira é competente. Leia o seu currículo e comprove a formação dele.