quarta-feira, 6 de abril de 2011

A História Secreta da Rede Globo (Parte 4)



Aqui a manipulação da notícia pela Rede Globo demonstrada por fatos concretos como a omissão de informações. Exemplo? A emissora entrevista um empresário (Mario Garnero) e um líder sindical (Lula da Silva). Mas só coloca no ar a do empresário. Ou para divulgar o índice de inflação anuncia primeiro o rendimento da poupança, conduzindo uma má notícia para um “final feliz”
Entretanto a mais grave colocação neste capítulo é a distorção de pesquisas na eleição estadual no Rio de Janeiro em 1982. Brizola, notório desafeto da Globo, iria eleger-se governador e a Globo/Proconsult armaram um esquema fraudulento de apuração e computação dos votos em que estava embutido no sistema de apuração da Proconsult um redutor de votos de Brizola, beneficiando seu oponente, de modo a que Brizola jamais pudesse ganhar a eleição.
Alertado por correligionários sobre a fraude que estava sendo montada na apuração e computação dos votos, Brizola contratou o Instituto Pasqualini para uma análise técnica da questão e foi constatada a fraude no sistema de apuração Proconsult/Rede Globo, conseguindo consolidar sua vitória.

11 comentários:

Joelma disse...

Este foi o melhor episódio de 'A História Secreta da Rede Globo' até o momento.
Porque é escalrecedor em relação ao episódio Brizola.
Não sou brizolista mas foi uma barbaridade o que eles com a Proconsult fizeram contra ele.
Atá hoje todos se lembram. Mas que ficou queimada foi a empresa. A Rede Globo rirou o time de campo. kkkkkkkk!

Jonga Olivieri disse...

Brizola era o inimigo público nº 1 dos capitalistas estadunidenses no Brasil.
Por constituir-se no maior perigo ao “Império” foi criado (por eles) o PT, isso mesmo, o Partido dos Trabalhadores, que Brizola chamava de "a UDN de tamancos e macacão", que provou com o passar dos anos (e principalmente no poder) não oferecer grandes ameaças ao sistema capitalista ao continuar a política econômica neo liberal implantada por FHC (o energúmeno FHC) e pelo seu PSDB.
À Rede Globo coube um papel importante para "queimar" a imagem de Leonel Brizola, principalmente em sua segunda gestão como governador. Haja vista que em pouco tempo o povo o desprezava, jogando-o ao ostracismo.
Roberto Marinho (que o diabo o tenha) conseguia assim, por intermédio de sua 'mass midia' mais uma vitória para os setores reacionários do país, ao encostar de vez a grande ameaça de Brizola às multinacionais & seus asseclas neste país.
Quanto a “Brizolismo” também nunca me considerei. Mas torci por ele desde as eleições de 1989, quando perdeu a ida ao 2º turno justamente por causa do PT. Que a perdeu para Collor: o políticos que jogou o Brasil no cáos.

Anônimo disse...

o "escandalo proconsult" foi uma das atitudes menos democráticas a que eu já assisti.
aqui nesta série e neste capítulo fala-se bastante sobre o caso.
além do mais fala de sarney que aproveitou a maré para ter as suas emissoras de televisão no maranhão.
gostei demais.
josé henrique martins

Jonga Olivieri disse...

É verdade, o Sarney e o ACM deram-se muito bem nessas jogadas das concessões de canais de TV.
Haja vista o resultado nas sucessivas eleições em que abusaram da influência sobre a opinião pública.

Mário disse...

Apenas um comentário curto e grosso: nojenta essa Rede Globo!

Jonga Olivieri disse...

A Rede Globo, os Marinho e toda esta "cambada" teriam que ser julgados pelo mal que fizeram a este país... No maior descaramento!

Simey Lopes disse...

Nunca gostei da rede globo, não sou especialista em politica e assuntos do tipo, mas sempre achei que a tv aberta em geral sempre um ar muito dominador, manipulador de informações, principalmente a globo, fora que a programação de domingo é a pior possivel, o dia em que todos estão em casa sentados na poltrona.

Jonga Olivieri disse...

Você tem razão, Simey, domingo é o absolutamente pior dia.
A começar pelo Faustão e terminar com o Silvio Santos.

Anônimo disse...

Tinha que haver um trinunal estilo "Nuremberg" neste país só para julgar este tipo de crime contar nós cidadãos, honestoe e contribuintes.
L.P.

Jonga Olivieri disse...

Podiam ser julgados também na Corte de Haia!
Afinal de contas o que fizeram foi demais...

Anônimo disse...

Este episódio é muito bom. Vou procurar os anteriores que pelo jeito devem ser bons tambem!
Otávio