quarta-feira, 20 de abril de 2011

A história secreta da Rede Globo (parte 5)


Este quinto episódio da série da TV pública britânica (BBC) mostra mais explicitamente que todos os outros até o momento a sujeira –também explícita-- de Roberto Marinho e seus asseclas contra o povo brasileiro.
Até porque ao dissecar um momento crucial neste país, nos trás a falcatrua, a roubalheira e a cínica distorção dos fatos pela gangue do Sr. Marinho ao narrar os acontecimentos do último debate das eleições presidenciais de 1989, quando Fernando Collor a venceu, por obra e graça da Rede Globo.
Vários depoimentos ao longo desta narrativa deixam bem claro este fato. E mostram porque eles odiavam Leonel Brizola que, pela sua sinceridade (eu diria até uma certa ingenuidade) foi sepultado politicamente por estes marginais no poder da comunicação no Brasil.
Mas, assista. E conclua porque uma frase ficou tão popular nos anos 1970, 80 e 90: “Ligue-se! Desligue a Globo!”

11 comentários:

André Setaro disse...

Um momento que revela a manipulação descarada feita pela Globo, para alterar os fatos em benefício de seus próprios interesses, está no célebre debate entre Lula e Collor em 1989 - claro, não se pode esquecer do escândalo Proconsult, entre outros. A montagem que saiu do debate no Jornal Nacional seleciona todos os momentos fracos de Lula em contraste com os momentos fortes de Collor.

O caso Brizola a História ainda vai esclarecer com mais propriedade. O sistema dominante se aproveitou de Lula para derrubar Brizola e fazê-lo sumir da vida pública.

Jonga Olivieri disse...

Deixa claramente exposta a quadrilha de Roberto Marinho, habituada ao seu tipo de ação anos de ditadura militar, pois nasceu nela e através dela se expandiu.
Quanto a Brizola foi tão massacrado pela Globo que o meu barômetro (motoristas de táxi) demonstrou logo que a média para Brizola que era francamente apoiado pela maioria, caiu de forma assustadora quando a famigerda rede televisiva iniciou os seus ataques (subliminares) contra ele.
Como sempre digo: "desconstruíram" Brizola.
E o sr. Lula da Silva nasceu (como o PT) para se opor a Leonel, este sim considerado o grande perigo pela CIA, e, claro os interesses das multinacionais.

Joelma disse...

Ai, fiquei arrepiada com as cenas doa artistas e intelectuais cantando "LULA LÁ".
O povo a cantou. Eu tanto que cantei também. Aquilo ficou em nossas cabeças e corações.
E o Collor deu no que deu!
Este capítulo da BBC ´fora de série. Adorei. E dá vontade de não ler mais O Globo. Mas o que fazer aqui no Rio? Só sobrou ele de jornal, porque O Dia não dá, não é?

Jonga Olivieri disse...

Pena que a campanha do sr. Lula da Silva tinha como objetivo barrar as pretensões de Leonel de Moura Brizola em chegar à presidência do Brasil. Brizola, o verdadeiro "terror das elites" e do capital internacional.
Bem, o PT foi estimulado pela CIA com esta finalidade. O fato de Lula candidatar-se foi oportuno para a direita que deixou a esquerda dividida. Lula ganhou por pouca diferença a vaga na segunda volta das eleições de 1989. Não teve cancha nem experiência suficientes para não cair em “arapucas” montadas pelos seus adversários.
E foi o que aconteceu naquele debate em que Collor o encostou na parede por causa de um “caso” que tiver no passado. E não ganhou. Nem aquela nem as duas eleições seguintes.
Quanto a Brizola, teve a sua imagem “descontruida” pela Rede Globo e seu monopólio na (dês)informação e ajudado por Lula acabou marginalizado na vida política. E a CIA finalmente alcançou o seu objetivo final.

Jonga Olivieri disse...

Mas sem sombra de dúvida o 'jingle' é lindo. Até eu que no 2º turno votei em Lula, lembrei-me disto!

Anônimo disse...

Simplesmente sensacional este episódio da série. Parabéns por essas postagens.
L.P.

Jonga Olivieri disse...

E vamos ter mais, Luis.

Mário disse...

Você desmascarou a Rede Globo com essa publicação num dos episódios mais importantes de nossa história não tão distante.
O governo Collor foi um momento de escândalos, "casas de dindas" e outros besteiróis absurdos como aquele da poupança, que ele dizia que o Lula faria caso eleito (rs).
E nos mostra o descarado envolvimento da Globo na edição daquele famoso debate.

Jonga Olivieri disse...

Não fui eu quem desmascarou, mas sim a reportagem da BBC. Eu fui apenas um instrumento.

Anônimo disse...

Nessas horas que vemos o poder da internet em democratizar a informação.Eu, como milhares de brasileiros, não sabia da existência desse documentário.E nem das falcatruas das organizações marinhos para que ele não fosse exibido, para isso, invadindo salas de exibições e forçando a USP a entregar o material que lá estava armazenado.Tenho esse documentário no PC e vou disponibiliza-lo na rede, pois o blog onde o baixei infelizmente saiu do ar.Mas as pessoas podem pelo menos vê-lo pelo You Tube.

Viva a democratização da cultura e da informação.

Jonga Olivieri disse...

Sim, Anônimo. Divulgar este documento é importante.
Existem outros quatro episódios anteriores, cuja importância é muito grande e mostram a tragetória da quadrilha dos Marinho em busca do poder...