sábado, 18 de agosto de 2012

A febre para bombardear o Irã


Israel realiza simulações de ataques ao Irã como na foto acima

Por Pepe Escobar (*)
Asia Times Online

Traduzido de publicação (em espanhol) no Rebelión em 14/08/2012

Onde está o grande Christopher Walken quando precisamos dele? "Eu tenho uma febre!" E a única receita é ... Bombardear o Irã! "Essa é a história, pelo menos em Israel. A loucura vai durar muito nos próximos seis meses.
Durante o último fim de semana, o jornal israeensel Hayom, financiado pelo magnata do cassino e Mitt Romney e Sheldon Adelson, dedicou um suplemento inteiro para esta febre. Os principais artigos tinham títulos como "Bombas e explosões: Poquer com cartas".
Mas antes disso, na semana passada, um jornal intitulado Yediot Ahronot (1) revelou que a nata dos líderes militares de Israel são contra a guerra com o Irã, conhecida como “versão asséptica de ataque preventivo".
É um negócio impressionante. Temos o chefe do Estado Maior Conjunto Benny Gantz, diretor de operações da Defesa de Israel (IDF-IDF) Ya'akov Ayash, Tamir Pardo, chefe do Mossad (2); Aviv Kochavi, por Aman, a direção da chefes de departamento de inteligência militar do Mossad, o chefe da Força aérea israelita Amir Eshel, para não mencionar quatro ministros, pelo menos, o "armário de cozinha" de oito homens do primeiro-ministro Bibi Netanyahu.
Existem qualificadores. Alguns admitem que só apoiariam um ataque ao Irã se o líder supremo aiatolá Khamenei, ou inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) - anunciarem uma grande mudança de paradigma para a corrida armamentista. Outros admitem que suportam apenas um ataque dos EUA se envolvidos, é o caso do aposentado chefe do Mossad, Meir Dafan e Efraim Halevy Lex, Chefe do Estado Maior Gabi Ashkenazi.
O jogador, claro, é essencial neste caso de Gantz. Ela permanece sempre sobre a mesa do ataque como opção. Mas Yediot Ahronot  também sabe que qualquer ataque, para ser bem sucedido, não pode destruir o programa nuclear do Irã, além disso, também são temidas as implicações geopolíticas. Quando Gantz admitiu alguma desta feita em um canal de televisão israelense, o ministro da Defesa Ehud Barak ordenou o "sumiço" do relatório.
Então tudo se resume essencialmente a Bibi (Gabi Ashkenazi) e Barak contra todos. Isto levanta, pelo menos, duas questões fundamentais: Como poderia Bibi ordenar um ataque quando as melhores mentes informadas de Israel sabem que, no máximo iriam causar um atraso de seis meses do programa nuclear do Irã, de acordo com estimativas dos EUA? E que definitivamente iria atacar Teerã a abandonar sua atual e prudente, "latência" para apostar tudo na frente da corrida armamentista?
Murphy, ouviu meu chamado.
Surgem a cada esquina negações, mas apenas as pessoas que vivem no País das Maravilhas acredita que Israel atacaria o Irã sem uma clara luz verde de Washington.
Rússia, China, Paquistão, todo mundo sabe o jogo dos EUA e Israel para reorganizar cadeiras antes de um possível ataque ao Irã. (3)
Professor de Ciência Política na Universidade Hebraica em Jerusalém Ira Sharkansky, menciona outro ex-chefe do Mossad diz que Israel não deve agir sem o consentimento dos EUA, e provavelmente não o fará.
Este novo blog coletivo da política externa tentou responder a algumas das imponderáveis questões. Mas ainda que os montantes da velha máxima de Hollywood: “ninguém sabe nada”.
Ninguém sabe se o exército israelense criou um caminho mágico greve no ar (por exemplo, o Iraque sem sobrevoo; esquecer um ataque terrestre e um ataque com armas nucleares contra o Irã), tem os meios para lançar 'Choque e Pavor "contra mini posições do Hezbollah no Líbano, se você tiver anti-bunker suficiente de última geração para penetrações subterrâneas profundas nas posições iranianas, se você tem bastante inteligência na hora certa.
Neste caso, a Lei de Murphy se aplica. Até mesmo o Pentágono sabe que se algo pode dar errado vai dar errado.
(4)
E mesmo se fosse o caso, a questão de trilhões de dólares permanece: qual é o verdadeiro jogo do presidente Barack Obama hoje?
Tudo seria perdoado se fossem apenas queimaduras solares causada por estadias demais na praia durante o verão. Mas falamos de guerra preventiva, ignorando o direito internacional e com base em um conjunto concêntrico de hipóteses, para não falar mentiras.
A AIEA, as Estimativas Nacionais de Inteligência (NIE) dos EUA e até mesmo os serviços de inteligência israelenses sabem que não há programa de armas nucleares iraniano. A Rússia, que tem milhares de técnicos no Irã tambem sabe disso.
A idéia de que o Irã é uma ameaça para Israel vem de uma manifesto dadaísta. Israel é uma real (não declarada) potência nuclear (nunca assinou o TNP), o Irã (que assina o TNP) não é.
Como sucintamente resumido em Antiwar.com por John Glaser, "os EUA tem rodeado por meios militares, os EUA têm realizado operações secretas ao lado de Israel, constantemente ameaçando o Irã com um ataque militar preventivo e aplica duras sanções econômicas ao Irã. " (5) Ameaça? Quem ameaça quem?
Mas o extraordinário é que Tel Aviv faz um grande golpe de relações públicas após o outro, pelo menos em termos de lavagem cerebral do público americano, simplesmente mudando a linha vermelha. (6)
Basta ler esta entrevista à CNN de Ehud Barak. (7) Nela tudo fica claro. Não há programa de armas nucleares no Irã. O Irã não é uma ameaça imediata. O que temos é o ministro da Defesa de um país que diz que você não deve permitir que outro país entre em uma "zona de imunidade" além do qual não podem ser perseguidos, atacados, bombardeados, invadidos.
Imagine se fosse um ministro da defesa chinês ou russo? Proclamou o ministro –levemente-- na televisão dos EUA.

De volta ao Grande Jogo

Acontece que toda a premissa complicada de um ataque israelense contra o Irã é um embuste.
Um número de países como Japão, Coréia do Sul e o Brasil têm a capacidade de construir uma arma nuclear porque a tecnologia já existe há décadas. Isso não significa que eles vão fazer isso.
O fato de que Teerã permitiu inspeções intrusivas da AIEA intensamente e já o permite por muitos anos ofereceu concessões que vão muito além de suas obrigações decorrentes do TNP teste que não construir uma bomba amanhã (ou ontem, como fez Israel). E mesmo se fez, teria sido detectado a tempo.
Como as coisas estão, Obama parece estar apostando que o Bibi jogador de poquer não tem a coragem de ordenar um ataque contra o Irã, enquanto ele está no Salão Oval. Este é um argumento muito plausível segundo a qual Obama pode ser tentado a lançar uma surpresa de outubro, mas o pragmático ultracauteloso Obama poderia fazê-lo em um estado de desespero absoluto. Quanto a Bibi, Washington gostaria de fazer o trabalho sujo (Israel, tecnicamente, você não pode). Então, Bibi já está no modo de "Waiting for Mitt".
Em termos de Big Game Picture – ONovo Grande na Eurásia”, o programa nuclear iraniano é apenas uma desculpa, na verdade, o único disponível. Vai ao enconro dos interesse de Israel e sua febre pelo poder regional.
Cortando o nevoeiro que rodeia o muro de desconfiança de 33 anos entre Washington e Teerã, a febre em Washington permanece a mesma. De Clinton e Bush I e II, para Obama e além: precisamos de uma mudança de regime precisamos de uma satrapia persa como tínhamos antes, precisamos de todo o petróleo que e gás no Golfo Pérsico e no Mar Cáspio para o Ocidente, não para o Oriente, é preciso controlar esse nó vital estratégico na Eurásia. Parece que não há nenhuma cura para esta febre.

1. "Bibi não pode atacar o Irã, como chefe da defesa", Jewish Daily Forward, 31 de julho de 2012

2. Mossad é o serviço secreto israelense

3. “EUA, Israel guerra ao Irã. Como organizar papéis no teatro?”, Russia Today, 06 de agosto de 2012

4. “EUA vêem perigos da guerra no jogo de ataque israelense contra o Irã”, New York Times, 16 mar 2012

5. “Ehud Barak admite Revisão da Postura Defensiva no Programa de Armas”, Antiwar.blog, 03 de agosto de 2012

6. “Nós ainda podemos dizer se o Irã decide construir uma bomba nuclear?”, The Atlantic, 06 de agosto

7. CNN: "A Sala de Situação", 30 de julho de 2012


(*) Pepe Escobar é o autor deGlobalistan: Como o mundo globalizado está se dissolvendo em Guerra Líquida” (Nimble Books, 2007) e “Red Zone Blues”: um instantâneo de Bagdá durante a INVASÃO. Seu último livro éObama pratica a Globalistan” (Nimble Books, 2009). Contato:
pepeasia@yahoo.com~~V

7 comentários:

Nun'Alvares disse...

Muito interesósante este texto de "Rebelión", periódico virtual muito citado pelo nosso Professor Jorge Vital de Brito Moreira. E nos revela alguns "segreditos" de Estado e eu o conferi, foi mesmo publicado agora no mês de Agosto.
E mais uma vez os fusos horários beneficiam-me ao ser um dos primeiros a ler este material.
Ora bem, pelo menos sou o primeiro a comentar. Sinónimo de que sou cada dia mais um leitor habitual destas "Novas Pensatas".

Jonga Olivieri disse...

Ao me levantar, tive a grata surpresa de seu comentário d'alem mar!

André Setaro disse...

Muito bom o texto. E já assinei a petição.

Mário disse...

Pepe Escobar revela com grande segurança e precisão os milindres da política neo-nazista dos sionistas assassinos em busca do domínio absoluto da região.
"Rússia, China, Paquistão, todo mundo sabe o jogo dos EUA e Israel para reorganizar cadeiras antes de um possível ataque ao Irã.", diz Escobar.
E mais adiante: "Acontece que toda a premissa complicada de um ataque israelense contra o Irã é um embuste. Um número de países como Japão, Coréia do Sul e o Brasil têm a capacidade de construir uma arma nuclear porque a tecnologia já existe há décadas. Isso não significa que eles vão fazer isso."
Tudo muito bem exposto, com uma grande clareza.

Jonga Olivieri disse...

Concordo quanto ao texto.
E obrigado por ter aderido a esta que julgo ser a posição mais coerente quanto a se opor à "canalhada no poder"...
A burguesia é "corrupta" aqui, nos EUA, na Inglaterra, na França.
É ilusãoachafrmos que é só aqui ou nos países do Terceiro Mundo.
Já vi na página que você assinou a 45 minutos atrás.

Joelma disse...

Bando de fascistas, de facínoras, de trados. Isto é o que eles são.

Anônimo disse...

È isso mesmo. Querem e vão atacar o Irã... é umq questão de tempo. Só isso.
L.P.